Davoli trabalha no World Trade Center (WTC), um complexo de 25 andares, que abriga escritórios, o shopping de decoração D&D, um hotel com 280 apartamentos e uma média de 2.000 vagas de garagem. No subterrâneo, há ainda uma passagem de acesso ao Complexo Empresarial Nações Unidas (Cenu), que oferece mais um shopping, hotel e dois prédios de escritórios, o maior deles, a Torre Norte, com 38 andares - que comportam empresas multinacionais e nacionais de grande porte. Juntos, Cenu e WTC formam uma grande praça de lazer e negócios com mais de 10 mil vagas de estacionamento. As garagens têm saída para a Marginal do Pinheiros e para duas ruelas de 100 metros, que desembocam na Berrini.
"A garagem dos prédios do Cenu foi muito bem planejada. Tem catracas e saídas dimensionadas para permitir um bom fluxo de saída dos veículos", diz o executivo René de Paula Júnior, que trabalha na Torre Norte: "O problema é que as ruas ao redor são pequenas e não comportam o número de veículos gerados pelos edifícios comerciais".
Antes de virar uma avenida, a Berrini era apenas um canal de drenagem da várzea do Rio Pinheiros. Depois de soterrado, a partir de 1978, começaram a surgir os primeiros prédios. Uma década depois, foram levantadas torres imponentes e modernas que mudaram o cenário do Brooklin. "A Berrini, assim como outras avenidas da cidade, foram ocupadas sem planejamento", diz o urbanista Candido Malta.
Outro fator importante, que influencia muito no excesso de veículos circulando na região, é a falta de opção de transporte coletivo. Além do ônibus, a região é servida por uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que corre paralela à margem do Rio Pinheiros. "Já experimentei vir de ônibus para o trabalho, mas desisti. Chego mais rápido de carro e ainda gasto menos", diz Flávia de Andrade Davoli, assistente executiva de uma empresa de recolocação de executivos. Ela trabalha na altura no número 1.000 da Berrini, e mora em Santo Amaro, a poucos metros da Estátua do Borba Gato.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 7 de abril de 2008