Parking News

A taxa de Zona Azul voltou a ser cobrada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) dia 1º em Fortaleza. Segundo o Diário do Nordeste, os motoristas puderam estacionar em vagas no Centro, Aldeota e Monsenhor Tabosa, sem pagar pelo cartão da Zona Azul, durante seis dias, mas o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, sustou a liminar que suspendia a cobrança.
Na decisão, o desembargador afirma que o estacionamento rotativo tem como função precípua oferecer a todo cidadão, de forma equânime, as mesmas oportunidades de fruição de um bem público de uso comum do povo - a via pública. E conclui: "A forma encontrada para democratizar o uso foi a rotatividade, implementada com a cobrança pela utilização de vagas nas áreas críticas. Tal sistemática não é despropositada, mas imprescindível para a segurança do trânsito ". Com base nessa garantia de uso coletivo do espaço público, a procuradora jurídica da AMC, Dafne Alves, explica que ingressou, após a concessão da liminar pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires, no dia 27, com um pedido de suspensão da liminar. "Alegamos a gravidade de lesão ao interesse público primário de deslocamento, porque a decisão tem potencialidade lesiva à segurança do trânsito".
Segundo Dafne, não houve prejuízo de arrecadação, pois o dinheiro acumulado, cerca de R$ 45 mil, é usado pela empresa responsável, Estaciotec, para a operacionalização do sistema, confecção dos cartões etc. Conforme disse, o órgão foi informado que as vagas no Centro já estavam sofrendo um processo de privatização.
Fonte: Diário do Nordeste (Fortaleza, CE), 1º de abril de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Caminhoneiros ameaçam parar (08/04/2008)

Descontentes com a inclusão dos caminhões no rodízio e também com as restrições de carga e descarga das 5 às 21 horas na área do centro expandido, os cerca de 50 mil caminhoneiros autônomos de São Pau (...)

A cidade que parou no tempo (06/04/2008)

De acordo com estudo feito pelo professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ Ronaldo Balassiano, divulgado pelo jornal O Globo, as horas de trabalho desperdiçadas no trânsito das principais vi (...)

Flanelinhas detidos (06/04/2008)

Dois flanelinhas foram presos dia 3 na Zona Sul do Rio de Janeiro. No Catete, policiais do 2º BPM (Botafogo) prenderam Manoel Ribeiro dos Santos Filho, que guardava carros na Rua Dois de Dezembro. Con (...)

Mais espaço para estacionar (01/04/2008)

O fim da luta diária dos brasilienses para conseguir estacionar o carro em uma das 15 mil vagas da região central do Distrito Federal tem data certa: o segundo semestre de 2009. Segundo O Tempo (MG), (...)

Rozio de caminhões pode elevar custos do comércio (03/04/2008)

O comércio de São Paulo poderá ter um aumento de custos com a inclusão de caminhões no rodízio de veículos da cidade. O motivo, como explica a Gazeta Mercantil, é que na conta de gastos seriam