Utilizar a bicicleta é econômico, faz bem para a saúde e para o meio ambiente, mas é preciso ter atenção no trânsito pra evitar as colisões. O ciclista Julival Messias contou que já foi derrubado e se machucou muito. "Quebrei a clavícula quando o passageiro de um carro abriu a porta e eu bati. Em seguida veio um carro e me fechou", disse Messias.
Para evitar acidentes como o que aconteceu com o Julival, basta seguir o que está no Código do Trânsito Brasileiro. Uma das recomendações é que, em locais onde não há ciclovia, o ciclista deve andar à direita da via, no canto, dividindo espaço com o carro.
Em apenas um dia, a equipe de reportagem da TV Gazeta flagrou várias situações de risco no trecho entre Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória. Em um dos flagrantes uma mulher pedala falando ao celular e outro ouve música, todos na contramão da direção correta.
Para o membro da Federal Capixaba de Ciclismo, Jefferson Cabral, o ciclista precisa estar mais atento. "A bicicleta é o primeiro veículo que a pessoa aprende a conduzir no trânsito, por isso pensa que sabe andar. Anda na contramão porque acha que vai ver o carro de frente, mas não sabe o perigo que é", disse Cabral.
Dicas de segurança
- Ciclistas devem andar em ciclovias e quando não houver, andar à direita da pista.
- Seguir sempre no sentido da via, nunca na contramão.
- Escolher rotas alternativas com menos movimento.
- Ter cuidado com os veículos parados, já que alguém pode abrir a porta.
- Atravessar na faixa de pedestres.
- Não usar celular ou fones de ouvido para não diminuir a atenção.
- Usar equipamentos de segurança.
Os motoristas devem estar atentos as leis do Código do Trânsito Brasileiro. Os ciclistas andando da forma correta, em ciclovias ou a direita da via, têm preferência sobre os carros, motos, ônibus e caminhões. Além disso, os condutores de veículos devem manter a distância de um metro e meio das bicicletas.
Fonte: portal G1, 17 de fevereiro de 2013