Alguns motoristas têm o hábito de trocar a marcha do câmbio manual sem respeitar a sequência, mudando da segunda para a quarta, ou da terceira para a quinta. Este procedimento pode comprometer o desempenho do veículo e provocar alguns "solavancos". Esta é a resposta do portal G1 para algumas dúvidas enviadas pelos internautas. Confira a seguir:
- Qual é o percentual de desgaste ao passar marcha da 3ª para 5ª, da 2ª para a 4ª, e também usar a 5ª marcha com a velocidade de 60 km? Que tipo de problema vai ocorrer no futuro?
G1 - O câmbio dos automóveis foi desenvolvido para ter o melhor desempenho, mas para isso é preciso trocar as marchas de forma sequencial. O que isso quer dizer? Não saltando nenhuma marcha, para com isso obter o melhor rendimento, ou seja, desempenho e consumo de combustível. O manual do proprietário do veículo indica em que velocidade e rotação do motor (RPM) cada marcha deve ser trocada.
- Já li aqui no G1 que, numa decida com o carro embalado, retirando o pé do acelerador, a injeção para de mandar gasolina pro motor aumentando a economia. Meu vizinho desce o morro de sua casa de 1ª marcha, sem usar o freio. Gostaria de saber em quais situações descer um morro de 1ª, 2ª ou 3ª, sem usar o freio, ajuda a economizar combustível e em quais situações isso não é recomendado.
G1 - Uma regra bem simples é a seguinte: ao se deparar com uma descida mais forte, a marcha de segurança vai ser a mesma que seria usada na subida. Em outras palavras, quando estiver em uma descida, quanto mais íngreme ela for, menor será a marcha a utilizar.
- Meu carro está com a bobina de ignição queimada. O mecânico disse que isso reduz a força do motor. É verdade?
G1 - A bobina de ignição é a peça responsável por encaminhar faísca aos eletrodos das velas de ignição. Desse modo, caso ela esteja com algum problema, independente da capacidade cúbica do motor, vai perder potência, sim.
- Comprei um Fiesta Sedan 1.6 Flex 2009, e na agência me informaram que esse carro está equipado com motor Zetec Rocam, e que este motor não tem mais a correia dentada. O que há no lugar da correia dentada? Como funciona? Outras montadoras além da Ford, já utilizam esse motor? É bom esse sistema?
G1 - Pois é, o motor Zetec não conta com correia dentada. Nesse motor o acionamento do comando de válvulas é feito através de corrente de transmissão, que é similar a uma corrente de bicicleta. O sistema funciona de maneira idêntica à correia dentada, com a mesma função. A grande vantagem desse sistema é a longevidade da corrente, uma vez que a vida útil dessa peça é muito maior, se comparada à correia de borracha. Porém, o conjunto é mais pesado e um pouco mais ruidoso.
- Tenho um Gol 1.6 com 57.000 km rodados. Eu viajo pouco, ando mais dentro da cidade, percorrendo pequenos percursos, rodando em média 800 km por ano. Minha dúvida é: mesmo nestes casos deve-se obedecer à quilometragem para a troca de óleo?
G1 - Uma vez que o óleo esteja no motor, ele deve ser substituído por ocasião do limite de quilometragem ou, então, a cada seis meses, independente da distância percorrida no período.
Fonte: portal G1, 17 de setembro de 2009