Parking News

As rodovias paulistas sob concessão da iniciativa privada recebem em média, diariamente, 17,2 mil carros, motos e caminhões. Mas cresce o número de pessoas em meios não motorizados entre os mortos em acidentes. Para cada quatro mortes, uma é de pedestre, em um total de 82 casos entre janeiro e julho deste ano. Os números, divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, foram divulgados dia 18 de setembro pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), durante a entrega dos prêmios para as concessionárias que conseguiram reduzir índices de acidentes e mortes.
No total, incluindo todo tipo de acidente, a quantidade de casos com óbitos ficou estável nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram registrados 373 casos entre janeiro e julho de 2009, ante 378 em 2008 - queda de 1,3%.
A média mensal de atropelamentos apresentou redução na média mensal dos primeiros seis meses de aproximadamente 6% em relação à média de todo o ano passado. No entanto, aumentou a gravidade dos casos e, por isso, a quantidade de mortes ficou praticamente estável - caiu de 14 para 13,6 casos em média. Em 2005, os ocupantes de veículos eram 47% do total de vítimas e agora são 42%. Por outro lado, os motociclistas passaram a ser 20,3% e as pessoas em meios não motorizados, 37% - 28% de pedestres e 9% de ciclistas.
Os dados de pedestres contrastam com o investimento feito em medidas de segurança, como a construção de passarelas. Segundo a Artesp, foram construídas 132 passagens nos últimos anos e há planos para outras 67.
Na tentativa de reduzir o número de acidentes com pedestres, uma das concessionárias criou uma "isca" para atrair quem está a pé: fez campanhas oferecendo café da manhã para a população em cima das passarelas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de setembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Prefeitos contrários a novos pedágios (18/09/2009)

As prefeituras e a população do Vale do Paraíba sonham com os benefícios do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio, mas poderão ter de arcar com novas praças de pedágio e restrição de cir (...)

Dez flanelinhas são detidos no Centro (16/09/2009)

Dez flanelinhas foram detidos dia 15 de setembro em uma operação da Secretaria Especial de Ordem Pública, no centro do Rio. De acordo com os fiscais, todos atuavam sem autorização na Avenida Chile e n (...)


Seja um associado Sindepark