Trânsito e transporte público
A exemplo do tempo de locomoção, a avaliação dos paulistanos sobre o trânsito da cidade piorou. Essa área foi considerada a mais problemática da cidade, com 38% de respostas, atrás somente de saúde (65%) e educação (41%).
Assim como em 2008, sete em cada dez moradores avaliam a situação do trânsito como ruim ou péssima e, em uma escala de 1 a 10, a nota obtida por essa área foi 3.
Também permanece ruim a avaliação dos paulistanos quanto ao transporte público, principalmente nos ônibus. Para 44% dos usuários, aumentou o tempo de espera, enquanto que, para 42%, ele está igual. Já 50% afirmam que aumentou a lotação e 43% consideram que ela está igual.
Para 67% dos moradores de São Paulo, o poder público deveria direcionar os investimentos para o transporte público, priorizando medidas como a ampliação de linhas de trem e metrô (61%) e a construção e ampliação de corredores de ônibus (45%).
A pesquisa foi feita entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro deste ano, com 805 pessoas com mais de 16 anos que residem na capital paulista.
Fonte: site InfoMoney, 18 de setembro de 2009