Em São Paulo, a programação divulgada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente incluiu uma manifestação das 7h às 19h na Rua Padre João Manoel, entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos, em que vagas de estacionamento na rua serão transformadas em "local de convivência". Também foi promovida uma "bicicletada" com saída programada para as 20h, da Praça do Ciclista (Avenida Paulista com Consolação).
Entre 9h e 12h30, a Fundação SOS Mata Atlântica reuniu várias pessoas na Ponte das Bandeiras, na marginal Tietê, para encenar uma "manhã de praia". Eles devem fazer caminhadas e jogos. Nessa data também é comemorado o Dia do Rio Tietê.
No Rio, a prefeitura proibiu o estacionamento de funcionários e visitantes nos prédios municipais, com exceção dos veículos operacionais. Em Curitiba (PR), a prefeitura fechou 40 quadras de 15 ruas do centro das 6h às 20h. Segundo a prefeitura, no lugar de carros as ruas foram tomadas por ações de educação de trânsito, exames de saúde, e atividades de lazer.
Em Brasília, o Ministério das Cidades apoiou a realização de diversas atividades, como a bicicletada que saiu do Museu da República às 8h. Foi lançado ainda o Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela UnB.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de setembro de 2009