Em Jacareí, prefeitura e moradores aguardam desde 2001 o cumprimento de um compromisso assumido pela concessionária, que liberaria o trânsito de veículos com placas da cidade entre os bairros. A praça de pedágio do km 165 corta o município ao meio. Muitos moradores têm de pagar pedágio para levar um filho à escola ou para ir trabalhar. A pendência ainda tramita na Justiça.
Para o secretário de Governo de Jacareí, Pedro Orlando Bonanno, é de estranhar a hipótese de instalação de mais praças de pedágio na Dutra. "A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deveria, em primeiro lugar, consultar os municípios que serão diretamente atingidos. No caso de Jacareí, a Dutra é de grande importância estratégica e econômica", comenta.
A população de São José dos Campos reclama dos congestionamentos. Moradores de bairros da zona leste, no km 143, que precisam ir a uma universidade que fica no km 158, demoram ao menos uma hora para percorrer os 15 km de distância. A qualquer hora há lentidão, por causa do excesso de veículos.
O secretário de Transportes de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira, defende a construção de marginais na rodovia, para o trânsito entre as cidades. "Assim, a estrada entre São Paulo e Rio fica livre. Aí, quem quiser usar a rodovia pagará por isso. É mais justo."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de setembro de 2009