O comerciante José Carlos Magalhães acredita que o investimento pode valer a pena se tiver desconto no IPTU, como prevê o projeto. Mas para ele isso não basta. "Como ficará o policiamento, com relação aos pichadores? Porque a gente faz fachada hoje, mas amanhã todo mundo pinta. Então, ninguém fica incentivado a mudar nada", diz.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai acabar com 1,3 mil vagas de estacionamento no canteiro central da W3. Para compensar, o governo vai fazer licitação para construir estacionamentos subterrâneos nas entrequadras. Serão 1,8 mil vagas no total de estacionamento pago.
"A maioria das pessoas iria para as quadras, dificultando ainda mais o estacionamento, que já é difícil", afirma o médico Mauro Bacas.
"A ideia da Secretaria de Transporte é implantar o estacionamento pago por tempo em todo o Plano Piloto", enfatiza o secretário de Desenvolvimento Urbano Cássio Taniguchi.
Além das garagens, o governo promete criar mais 200 vagas na W2 Sul e Norte, aumentando para 3 mil o número de vagas gratuitas. Para o empresário Francisco Ferraz, a revitalização da W3 deveria ser feita antes da implantação do VLT.
O projeto precisa ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E o desconto no IPTU, pela Câmara Legislativa.
Fonte: DFTV/Globo, 3 de agosto de 2009