Quem for renovar a apólice ou contratar um seguro novo, perceberá um encarecimento entre 8% e 10%, aumento confirmado pelo presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), Leoncio de Arruda.
Se na prática o valor mais alto já incomoda, psicologicamente tem efeito ainda maior. Com o início da Lei Seca, o mercado esperava queda de até 20% no preço das apólices, já que as seguradoras usam um percentual para reparo de colisões em torno de 20% do valor total. Entretanto, o impacto da nova lei sobre as estatísticas de acidente não foi suficiente para influenciar os preços dos seguros. "A Lei Seca não impactou, porque a queda no número de acidentes não foi significativa", ressalta o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alexandre Penner.
Sem fatores que amenizem os custos, o aumento da sinistralidade (índice de ocorrências) encarece os contratos. Segundo o diretor da corretora Maior Seguros, Juliano César da Silva, o mercado de automóveis tem índice de sinistralidade (que considera a relação entre a média de utilização do seguro e os custos que a empresa paga) entre 65% e 67%, mas chegou a 70% em julho. Isso significa que, para cada R$ 100,00 recebidos em prêmio, a seguradora pagará R$ 70,00 em indenizações aos clientes. Na prática, se o contrato com a seguradora cobre roubos, o preço da apólice é naturalmente impactado, porque os índices de roubo em diversos Estados do País subiram.
No entanto, atribuir o aumento a apenas os altos índices de roubo é um equívoco, segundo especialistas. Entre os principais vilões do crescimento da taxa de sinistralidade está também o encarecimento das autopeças devido à falta no mercado de reposição.
Margem de lucro
Outro fator que ajuda no encarecimento dos seguros é a redução da taxa básica de juros (Selic). Como as seguradoras recorrem às operações financeiras para obterem lucro e tal ganho financeiro é refletido de acordo com as taxas de juros, com a queda da Selic as empresas perdem lucratividade. Para aumentar a margem de lucro, elas repassam tal perda para o preço do contrato.
Reação do mercado
O valor do seguro não é afetado por insumos naturais da economia, como o aumento das vendas de veículos novos, mas as seguradoras são. O mercado de seguros de automóveis deverá crescer, em média, 10% nos próximos anos. Além do aumento da frota circulante, o que tem injetado ânimo nas seguradoras é a própria mudança de postura do consumidor. "De uma forma geral, a importância do seguro está cada vez mais sendo percebido pelo consumidor, o que é natural de uma economia estável. A questão da estabilidade da moeda possibilitou o brasileiro a se planejar", observa o diretor da Susep.
Fonte: portal G1, 5 de agosto de 2009