O teste será feito nos dois sentidos da Autoestrada Lagoa-Barra, em frente ao São Conrado Fashion Mall, onde, como o jornal O Globo mostrou em 10 de julho, motoristas usam o acostamento para descer de ré numa das rampas de acesso à via expressa. Para esses espertinhos, a multa promete ser ainda mais salgada, uma vez que a prefeitura pretende autuar os infratores por circular no acostamento e por transitar em marcha a ré em via de grande circulação. Essa segunda infração é considerada grave pelo CTB, que prevê multa de R$ 127,69.
Os novos equipamentos, que terão ainda a capacidade de flagrar caminhões circulando fora do horário e do perímetro permitido para carga e descarga, serão testados por 30 dias. O período experimental prepara o caminho para uma licitação, em 17 de setembro, que prevê, entre outras medidas, a troca de 50 radares de velocidade.
A previsão da CET-Rio é que todo o sistema comece a ser implantado no início do ano que vem. Os radares de teste serão colocados no lugar de dois pardais antigos da Lagoa-Barra: um a 50 metros do shopping, no sentido Zona Sul, e outro em frente ao Supermercado Zona Sul, no sentido Barra.
Fonte: O Globo, 5 de agosto de 2009