Essa primeira parte inclui vias em toda a cidade, como as Avenidas Interlagos, na zona sul, Vital Brasil, na oeste, e Cruzeiro do Sul, na norte. A região que receberá a maior quilometragem, no entanto, será a leste. Um corredor nas Avenidas Líder e Itaquera somará 12,4 km. Ainda está prevista a construção de outra via exclusiva para ônibus na Avenida Aricanduva, em um trecho de 5,9 km, entre a Praça Júlio Colaço e a Avenida Itaquera.
A secretaria não informou que vias serão contempladas na segunda etapa das obras. Mas adiantou que as Avenidas Domingos de Morais, Engenheiro Caetano Álvares, Eliseu de Almeida e Jabaquara estarão na lista. Nesses locais, a restrição deve ocorrer apenas em horários de pico.
Como critério de escolha das vias, a secretaria informou que foram avaliadas a quantidade de ônibus por hora, a ligação com corredores e estações de trem e metrô, além da quantidade de faixas de rolagem. Os locais receberão sinalização e terão estacionamento proibido.
Radial
Para justificar a opção pelas faixas exclusivas, a secretaria cita o exemplo da Radial Leste, onde o modelo foi adotado em setembro. Segundo a pasta, a velocidade média dos ônibus ali aumentou 26% nos dois sentidos e houve ganho de 15 minutos no tempo de viagem.
A pressão pela construção de corredores aumentou depois das panes no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em março. Em entrevista ao Estado publicada no domingo, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, fez críticas ao Município pela falta de vias exclusivas para ônibus.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de abril de 2012