Prevista para começar em duas semanas, a ofensiva publicitária terá o objetivo não apenas de apresentar o gestual à população, mas de fazer com que quem já o conhece não tenha vergonha de aplicá-lo. Para isso, uma personalidade será vista nos comerciais ensinando a fazê-lo. Quem explica é Ricardo Furriel, diretor de criação da agência contratada para a ação. "Usaremos o recall de uma pessoa muito conhecida e querida do público."
Ele não revelou quem é essa celebridade, dizendo apenas se tratar de um cantor "da antiga geração", da "turma" do Roberto Carlos. A reportagem apurou que deve ser Wanderléa. "Estamos acreditando muito nesse resgate da memória coletiva e da empatia com pessoas bacanas, que podem dar uma mensagem que parece chata de uma maneira simpática e agradável", diz Furriel.
Problema cultural
Além da celebridade, no material aparecerá o personagem homem-faixa, protagonista de outros esquetes publicitários do programa de proteção aos pedestres.
O gesto chegou a ser oficializado em portaria assinada pelo secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco. No início da campanha pelo respeito a quem anda a pé nas ruas, no ano passado, a pasta tentou difundi-lo, mas não teve sucesso. Segundo o próprio governo, faltaram inserções na televisão.
Na avaliação da superintendente de Educação e Segurança da CET, Nancy Schneider, ainda há um "problema cultural" na cidade, que inibe a utilização do gesto. "Tem um número grande de pessoas que não se convenceu de seus direitos de atravessar."
Fonte: Jornal da Tarde, 23 de abril de 2012