Parking News

Os motoristas que tentaram furar a restrição ao trânsito de caminhões no Morumbi, na zona sul paulistana, foram abordados por PMs do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e escoltados para fora da área. Dia 30 de outubro, a CET começou a multar caminhoneiros em dez vias do bairro. Segundo reportagem do Estado, em operação conjunta, os 50 agentes de trânsito da CET presentes no bairro avisavam por rádio as equipes da PM, quando não conseguiam visualizar a placa de um caminhão infrator. Cerca de 80 homens do CPTran circulavam pela manhã na região para dar suporte à fiscalização.
As placas encobertas por graxa não evitaram que o caminhoneiro Michel Francisco Mariano da Rosa, de 23 anos, fosse multado. Após chamado da CET, ele foi detido por uma das equipes do CPTran. "Não posso parar de trabalhar. Descarreguei blocos de cerâmica em Paraisópolis e preciso voltar para minha cidade (Tatuí, no interior do Estado). Faltam alternativas para quem precisa circular no bairro (Morumbi)." Rosa acabou escoltado até a Rodovia Raposo Tavares.
De acordo com o capitão Eliel Ponttirolli, comandante da 2ª Companhia, além de multar, os policiais estão orientando os motoristas a circular por rotas alternativas, como o Trecho Sul do Rodoanel e as Estradas de Itapecerica e do Campo Limpo. "Não temos interesse em punir. Queremos conscientizar os motoristas e orientá-los."
A multa é de R$ 85,12 e rende quatro pontos na carteira de habilitação. "Isso tem um efeito muito maior do que o valor cobrado. O receio de perder a carteira é mais efetivo. O trabalho em conjunto, com policiais abordando motoristas, também. O caminhoneiro vê o colega sendo parado e fica com receio de furar a restrição", afirma Ponttirolli.
Além da reclamação pela falta de rotas alternativas, os caminhoneiros abordados pela PM também questionavam a sinalização. "As únicas placas falando da restrição estão nas ruas em que é proibido passar. Aí, não adianta mais. Seremos multados. A CET tem de avisar antes", lamentou o caminhoneiro Makoto Mahushi.
Por meio de nota à imprensa, a CET informou que 1.120 placas de sinalização foram espalhadas pela região. A restrição de caminhões no Morumbi foi anunciada há aproximadamente um mês. Mas só dia 29 de outubro os agentes de trânsito começaram a multar.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de outubro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ilegalidades estacionadas na Tijuca (27/10/2010)

A Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, atrás da Praça Saens Peña e paralela à Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, concentra uma série de problemas que ilustram as dificuldades que o carioca enfrenta (...)

Préos proíbem vaga a não morador (31/10/2010)

Muitos condomínios não admitem a venda ou o aluguel de vagas para quem não seja morador. Para Roseli Hernandes, da Lello Imóveis, o dono do espaço deve priorizar moradores ao negociá-lo, "por seguranç (...)

Trânsito de SP puxa taxa de mortes (30/10/2010)

As taxas criminais estão em baixa no Estado, mas um indicador ainda preocupa: as mortes no trânsito subiram 5 % no terceiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Normalmente, (...)

Menos fumaça nas ruas (03/11/2010)

No final de outubro, um ônibus diferente começou a circular entre a Cidade Universitária, no Butantã, e a Aclimação. Ele é decorado com uma pintura verde e branca e traz, em letras chamativas, a inscr (...)

Manter o carro está 16,72% mais caro (03/11/2010)

Enquanto o automóvel se torna um bem cada vez mais acessível, as despesas adicionais para manutenção e conservação do carro sobem dia a dia e começam a pesar no bolso dos motoristas. Só neste ano, até (...)


Seja um associado Sindepark