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Pesquisa do Santander revela que cerca de 7 milhões de lares brasileiros ainda não têm automóvel, mas teriam condições financeiras para comprar um veículo popular novo.
Segundo o levantamento, o número poderia ser maior, uma vez que no levantamento não foi considerado o aumento do número de lares entre maio de 2009 e agosto de 2010.
O InfoMoney destaca que, das 57,7 milhões de famílias brasileiras em maio do ano passado, 8,4 milhões não tinham o veículo, mas teriam condições de arcar com a parcela do financiamento.
De maio a agosto deste ano, foram vendidos 2,98 milhões de automóveis. A instituição estima que, desse total, 2,7 milhões de famílias compraram uma unidade nesse período e que metade dessas unidades (1,35 milhão) foi comprada por famílias que já pertenciam aos 8,4 milhões de lares que em maio de 2009 não tinham automóveis.
O resultado é que pouco mais de 7 milhões ainda não compraram um veículo novo, embora tenham condições para tal. Com isso, a instituição financeira prevê que o mercado de automóveis deve continuar aquecido ao longo dos próximos anos.
Preço, renda e crédito
De modo geral são três as principais variáveis que determinam a compra de um veículo por parte dos consumidores: preço, renda e crédito. O estudo mostra que os preços dos veículos registraram um aumento de cerca de 1,67%, considerando o período entre maio de 2009 e agosto deste ano.
Esse aumento, contudo, não diminuiu a capacidade de compra do consumidor, devido à renda bruta monetária domiciliar, que no período cresceu quase 12,75%, passando de R$ 2.415,89 para R$ 2.724,04. A renda bruta domiciliar per capita aumentou 13,9% entre maio de 2009 e agosto deste ano, passando de R$ 912,58 para R$ 1.039,37.
Fonte: site InfoMoney, 29 de outubro de 2010

Categoria: Geral


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