Parking News

A partir de 2011, os motoboys de todo o País serão obrigados a usar coletes e faixas que melhorem a visibilidade deles nas ruas. A medida é para aumentar a segurança no trânsito. Em Porto Alegre, essa lei já está valendo, segundo o Jornal Nacional.
Cumprir a lei pode ter salvo a vida do motoboy Rafael dos Santos. A moto dele quase foi atingida por um carro. Ao se desculpar, a mulher que guiava o automóvel comprovou a eficiência do equipamento: "Eu brequei e não bati no motoboy por causa do colete". "Ela enxergou o colete para frear", conta Rafael.
A legislação que regulamenta a profissão de motoboy determina: faixas refletivas são obrigatórias no capacete, no baú da moto e no colete. Os motociclistas têm até o meio do ano que vem para se adaptar às regras. Mas, em Porto Alegre, a fiscalização começou em agosto, e o número de mortos em acidentes com motocicletas caiu quase 30%.
"O que reduziu a fatalidade em termos do segmento de moto foi a visibilidade que deu pra estes motociclistas", diz o diretor-presidente da EPTC de Porto Alegre, Vanderlei Capellari.
Pelo retrovisor, por exemplo, mesmo durante o dia, fica mais fácil perceber a aproximação de um motociclista que usa as faixas. E o equipamento vai mais além: ele ajuda a mudar o comportamento dos motoboys, já que, agora, eles passaram a ser identificados no trânsito como profissionais.
No Rio Grande do Sul, o sindicato dos motoboys aprova o uso das faixas e dá palestras para conscientizar os profissionais. Fabiano Walter é um deles: depois de um acidente, ficou 40 dias no hospital. Na época, não usava o equipamento. Hoje, não trabalha sem ele.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 29 de outubro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ilegalidades estacionadas na Tijuca (27/10/2010)

A Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, atrás da Praça Saens Peña e paralela à Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, concentra uma série de problemas que ilustram as dificuldades que o carioca enfrenta (...)

PM usa moto para fiscalizar caminhão (30/10/2010)

Os motoristas que tentaram furar a restrição ao trânsito de caminhões no Morumbi, na zona sul paulistana, foram abordados por PMs do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e escoltados para fora (...)

Préos proíbem vaga a não morador (31/10/2010)

Muitos condomínios não admitem a venda ou o aluguel de vagas para quem não seja morador. Para Roseli Hernandes, da Lello Imóveis, o dono do espaço deve priorizar moradores ao negociá-lo, "por seguranç (...)

Trânsito de SP puxa taxa de mortes (30/10/2010)

As taxas criminais estão em baixa no Estado, mas um indicador ainda preocupa: as mortes no trânsito subiram 5 % no terceiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Normalmente, (...)

Menos fumaça nas ruas (03/11/2010)

No final de outubro, um ônibus diferente começou a circular entre a Cidade Universitária, no Butantã, e a Aclimação. Ele é decorado com uma pintura verde e branca e traz, em letras chamativas, a inscr (...)

Manter o carro está 16,72% mais caro (03/11/2010)

Enquanto o automóvel se torna um bem cada vez mais acessível, as despesas adicionais para manutenção e conservação do carro sobem dia a dia e começam a pesar no bolso dos motoristas. Só neste ano, até (...)


Seja um associado Sindepark