Os agentes de fiscalização do trânsito não perdoam quem estaciona em local proibido. CET e Detran se revezam na tarefa de guinchar os carros dos motoristas infratores na cidade. Além da multa, que pode chegar a R$ 127,69 e cinco pontos na habilitação (dependendo da infração), o dono do carro guinchado tem de pagar pesadas taxas que superam os R$ 300 para liberar o veículo.
E tudo depende da agilidade do motorista, porque a cada dia que o carro passa no pátio o valor a ser pago aumenta. Em geral, o serviço de guinchamento da CET prioriza todos os casos onde a segurança e a fluidez da via estão mais comprometidas.
Estão incluídas infrações como estacionamento em fila dupla; locais proibidos de parar e estacionar ou onde apenas é proibido estacionar; em faixas de pedestres; em frente a guias rebaixadas; em passeio ou calçada; em pontos de ônibus; a menos de cinco metros do alinhamento da rua transversal ou em ilhas, refúgios, canteiros centrais e marcas de canalização.
A CET oferece em seu site (www.cetsp.com.br) a área "veículos guinchados", onde o motorista pode confirmar pelo número da placa se o seu veículo foi recolhido pela companhia e como proceder.
Fonte: Diário de São Paulo (São Paulo), 28 de fevereiro de 2007