Os veículos com placas de outros Estados ou cidades paulistas cometeram 50% das infrações de trânsito registradas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A. (Emdec) no ano passado: 163.270, num total de 325.986 notificações.

O índice foi 35% maior que em 2005, quando os "estrangeiros" receberam 120.894 multas. Já entre os carros licenciados na cidade, a quantidade de autuações caiu 8% entre 2005 e 2006, passando de 209.926 para 193.303 - apesar do aumento de 6,6% na frota.

Estão incluídos na estatística tanto os carros emplacados nos 19 Estados que integram o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) - que recebem as multas e os seus proprietários são penalizados com a pontuação e têm o licenciamento bloqueado na falta de pagamento - quanto aqueles de localidades que não fazem parte do sistema unificado - que até recebem as multas, mas não os pontos e nem são impedidos de fazer o licenciamento.

Nessa categoria, encontram-se 30.587 multas, 106% a mais do que as 14,8 mil contabilizadas em 2005.  As restantes 132.683 multas foram aplicadas a carros registrados em outras cidades do Estado de São Paulo.

Essa quantidade é 25% superior às infrações cometidas em 2005 em Campinas por essa frota paulista, que chegaram a 106.094. Nesse caso, todas as notificações geram pontuação e devem ser pagas pelos infratores, sob pena de impossibilitarem o licenciamento anual.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, a maioria dos veículos de outros Estados multados em Campinas - alguns já acumulam mais de R$ 150 mil em débitos - está fora do alcance do Renainf, o que reforça a tese de que a impunidade alimenta a imprudência no trânsito.

Mapa

A Emdec não tem poder para abordar ou reter um carro que possua débitos pendentes com multas, mas Bittencourt afirma que, a exemplo do que foi feito no ano passado com relação a 2005, vai encaminhar a listagem dos infratores contumazes para que 7 Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campinas possa localizá-los e punir seus proprietários (com a apreensão do veículo).

A intenção, diz o secretário, é enviar um mapa georeferenciado dos locais onde eles mais cometem irregularidades no trânsito.  Poderão auxiliar a Ciretran nessa tarefa - a idéia é oficializar uma parceria com o Estado - os cinco aparelhos LAP (leitor automático de placas) conectados ao banco de dados das polícias Civil e Militar, que serão acoplados em sistema de rodízio aos diversos pontos de fiscalização eletrônica (radares e semáforos) e cujos dados serão colocados à disposição pela Emdec.

Um sexto equipamento funcionará na van "big brother", que terá ainda uma câmera, que a Emdec vai pôr nas ruas para fiscalizar estacionamento em locais proibidos, e que poderá ser cedida à PM como instrumento auxiliar nas blitze.

Todos são capazes de identificar, em até sete segundos, se um veículo foi furtado ou roubado ou se está com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento em dia.

Estados que integravam o Renainf até 2006

Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Fonte: Denatran

Ranking

As principais infrações cometidas no trânsito de Campinas em 2006:

Transitar em velocidade superior à permitida (em qualquer percentual, detectado pelos radares móveis, fixos ou radares de semáforos) - 208.460 multas, equivalente a um aumento de 7,8% em relação a 2005, quando foram registradas 193.336 infrações desse tipo.

Estacionar em desacordo com a regulamentação - 20.572 multas, menos 1,3% do que o computado em 2005, com 20.861 notificações do gênero.

Não utilizar o cinto de segurança - 17.409 multas, queda de 13,7% com relação ao ano anterior, quando houve 20.175 registros.

Dirigir falando ao celular - 18.786 multas, um aumento de 10,2% comparativamente a 2005, com 17.047 multas.

Fonte: Correio Popular (São Paulo), 27 de fevereiro de 2007

Carro some em estacionamento

Morador da Zona Leste da capital se queixa de que seu veículo foi furtado num estacionamento

Current banking beh (...)