Nos últimos tempos, quem mora em cidade grande e se muda para um imóvel mais novo sempre estranha a garagem. Embora os construtores neguem, a impressão que passa para muita gente é de que as vagas para estacionar estão ficando menores à medida que o tempo passa. A indústria da construção civil garante que a impressão é isso, só impressão, mas o problema aflige os motoristas na mesma proporção em que a variedade de marcas e modelos à disposição cresce.

Essa pode ser uma explicação, por exemplo, para o fato de que o mercado criou novas faixas com veículos bem maiores que a média e que possuem muitos admiradores. É o caso dos Dobló, dos Ecosport, dos Toyota Fielder, de jipes como Cherokee e o Mitsubishi TR-4, só para citar alguns. Ou ainda picapes médias como a S10 e a Ranger.

A falta de diálogo entre a indústria da construção e a automotiva é componentes do problema. Normalmente, quando  se compra um apartamento ninguém mede o tamanho da vaga, ou os espaços de manobra dentro dos estacionamentos. Seria mais simples se os dois lados trabalhassem em conjunto, como propõe o presidente do Instituto dos arquitetos do Brasil (IAB), Fernando Alencar.

Para Alencar, não se planeja para o futuro, assim como a lei não se moderniza na mesma velocidade que as montadoras lançam modelos.

Isso traz prejuízos ao consumidor, forçado a fazer manobras apertadas  para entrar no espaço padrão, - 2,5m X5m. "Ninguém levou em conta as mudanças no tamanho dos carros. até algum tempo, picapes eram para a área rural, mas o tamanho das vagas para elas se manteve", lembra.

Segundo Ricardo Corrêa, assessor da construtora Carvalho Hosken, as empresas seguem o padrão mínimo, sobretudo em áreas de grande densidade, como as zonas Sul e Norte do rio. Já na Barra da Tijuca, a situação muda. "A Barra tem espaço de sobra para investimentos que oferecem vagas mais amplas, o que não acontece em bairros com adensamento populacional. Neste caso, não há como fugir da medida padrão, o que existe são alternativas para facilitar a vida do morador, como a contratação de um manobrista", explica.

Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, a legislação estabelece medidas tanto de estacionamento quando o espaço é necessário para a manobra e altura do teto da rampa de acesso à garagem superior. ainda segundo  o órgão, antes de ser dado o habite-se, fiscais da secretaria vistoriam a edificação.

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), 24 de fevereiro de 2007

Carro some em estacionamento

Morador da Zona Leste da capital se queixa de que seu veículo foi furtado num estacionamento

Current banking beh (...)