Na proposta os cavalos dariam espaço para 68 carros elétricos com espaço para carregar até seis pessoas por passeio. Isso preservaria os empregos que se criaram no entorno dos passeios, mas desoneraria os animais do trabalho.
Os carros estão projetados para custar entre US$ 125 mil e US$ 175 mil e seriam comprados pela NY CLASS, que passaria aos condutores das carruagens em concessão de leasing por US$ 21 mil por ano.
Esses carros utilizariam cinco pacotes de baterias de íon-lítio de 500 kg. No projeto ideal, as baterias durariam até 10 horas com cargas de duas ou três horas de duração e permitiram ao veículo alcançar a velocidade máxima de 55 km/h. De acordo com o idealizador do projeto, ao receber o sinal verde, protótipos poderiam ganhar as ruas em um ano.
Em maio, Nova York já havia anunciado a Nissan como vencedora da licitação para fornecer os novos táxis da cidade a partir de 2013. A marca também colocará em movimento algumas unidades do Nissan Leaf, para que os taxistas já se ambientem com o que deve ser o futuro. Ok, não temos carruagens, mas temos táxis que poderiam ser elétricos. Esta aí um excelente exemplo para São Paulo.
Fonte: Car Magazine, 20 de outubro de 2011