A CET definiu 13 corredores de ônibus e 13 novas regiões da capital paulista que receberão agentes, sinalização e ajustes viários para priorizar a travessia na faixa.
A Folha apurou que a gestão Gilberto Kassab também decidiu que os marronzinhos passarão a multar em agosto os motoristas que não param nas vias públicas para dar a passagem a quem está a pé.
Pelo código de trânsito de 1998, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa é infração gravíssima - multa de R$ 191,54. Se a pessoa estiver atravessando uma rua transversal em relação ao veículo, a multa é de R$ 127,69.
Uma pesquisa da CET duas semanas após lançar a campanha constatou que 86,1% dos veículos em quatro pontos da região central ignoravam a prioridade de quem estava a pé.
Técnicos também questionam falhas de sinalização e alertas ostensivos para motoristas que desconhecem a lei.
As novas zonas de proteção ao pedestre receberão 1.040 orientadores de travessia. No centro/Paulista, há hoje em torno de 80 deles.
A quantidade de novos monitores contratados pela CET corresponde a quase metade do número de operadores de tráfego existente.
O principal objetivo das medidas é reduzir os atropelamentos - que, em 2010, deixaram 630 mortos.
Segundo a CET, os atropelamentos caíram no primeiro mês do programa em 35 cruzamentos críticos do centro/ Paulista. De maio a junho de 2010, foram 13 casos, contra quatro em igual período deste ano.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de junho de 2011