Parking News

A cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, atingiu, no dia 1 de julho, um milhão de veículos registrados. O número da frota goianiense mostra um dado que preocupa a população. Com praticamente um veículo por habitante (a cidade tem em torno de 1,3 milhão de pessoas) e um espaço pouco planejado, o número de acidentes e atropelamentos no Estado não para de crescer. Não é de hoje que cidade lidera o ranking nacional de veículos por habitantes entre as capitais, posição que deve continuar ocupando, aponta o UOL Notícias. Para se ter uma ideia, enquanto foram feitos 7.530 registros de recém-nascidos, quase 34 mil veículos passaram a circular nas ruas goianienses, apenas nos primeiros cinco meses de 2011.
São Paulo, que tem um volume de mais de sete milhões, tem quase um veículo para cada dois moradores, assim como o Rio de Janeiro. A capital carioca também apresenta uma perspectiva preocupante. A cada sete minutos um novo carro ganha as ruas. Nos primeiros quatro meses do ano foram quase 25 mil emplacamentos.
Especialistas estimam que até 2020 a capital fluminense possa ultrapassar três milhões de veículos, o que corresponde a um para cada dois habitantes. Atualmente o número se aproxima dos dois milhões.
Já para a capital goiana os próximos anos são ainda mais alarmantes: a frota pode quase dobrar até 2020, chegando a 1,7 milhão de veículos. Se o crescimento apresentado pelo Detran (6%) se mantiver, em 2015 a quantidade de carros irá se igualar ao número de habitantes que vivem na capital.
Sem metrô, com ruas estreitas e concentração de serviços públicos na região central, Goiânia não apresenta muitas opções. Um trecho de 5 km, que antes era percorrido em 15 minutos nos horários de pico, hoje leva pelo menos meia hora para ser completado.
Acidentes
Se levar em conta as dificuldades já enfrentadas, o número assusta ainda mais. Estacionamentos escassos, infrações de trânsito, atropelamentos e acidentes que aumentam. No ano passado, 902 acidentes envolveram pedestres. Setenta e sete deles morreram. O número de vítimas é em média 25% superior ao registrado em 2009. Desde 2008, 212 pessoas morreram atropeladas nas ruas e avenidas de Goiânia.
Goiás registra, por dia, cerca de 240 acidentes de trânsito nas ruas e rodovias, com pelo menos 150 feridos e cinco mortos.
Fonte: UOL Notícias, 1 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo passou a valer na Borges Lagoa (04/07/2011

Com a nova faixa exclusiva de ônibus que começou a funcionar ontem, dia 4, na Rua Borges Lagoa, na Vila Clementino, na zona sul da capital, começou também a valer a cobrança de Zona Azul na região. No (...)

Período único de 35 mil horas (05/07/2011)

O espaço é público, mas nas ruas e calçadas do Rio já se tornou corriqueiro donos de carros se apoderarem de áreas que deveriam ser de uso comum e abandonarem ali seus veículos por meses, até anos. Na (...)


Seja um associado Sindepark