A maior parte dos equipamentos está instalada perto de escolas ou outras áreas de grande movimentação de pedestres. A mudança consiste em reduzir o "ciclo semafórico" - período que compreende o tempo em que o semáforo fica aberto para pedestres e depois fecha, até o momento em que abre novamente (o que inicia o novo ciclo). Mesmo sem o botão ser pressionado, ele abrirá para pedestres e a redução acontecerá apenas no semáforo verde para quem está a pé.
Em um semáforo na Rua Boa Vista, por exemplo, o ciclo passou de 60 para 55 segundos. Com isso, foi possível fazer com que os semáforos abram, tanto para carros quanto para pedestres, cinco vezes mais em um período de uma hora (passou de 60 para 65). A redução máxima, de até 25%, ocorrerá em semáforos que passarão de 80 para 60 segundos.
Já contam com novos tempos de abertura semáforos localizados nas Avenidas Calim Eid (Morumbi), Teresa Cristina (Ipiranga) e do Estado. Os novos equipamentos também vão permitir programações diferentes para o horário de pico e outros períodos de menos movimento.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de julho de 2011