Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o adiamento ocorreu para que o setor de transporte de carga tenha tempo para se adequar.
A partir de março, serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em local e horários não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados junto à SMT. A infração, considerada média, renderá multa de R$ 85,13, com acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Além da Marginal do Tietê, outras vias estruturais, como túneis, viadutos e pontes de tráfego pesado, passarão a ser fiscalizadas dentro de dois meses. Na lista estão Avenidas do Estado, Professor Luiz Inácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf. Todas funcionam atualmente como alternativa a caminhões que chegam à capital pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e se recusam a usar o Trecho Sul do Rodoanel para acessar as Rodovias Bandeirantes e Anhanguera, por exemplo.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as novas regras não prejudicarão o acesso à Ceagesp pois caminhões estão liberados nas Marginais do Tietê e Pinheiros, entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Ponte do Jaguaré, incluindo o Cebolão. A região do Mercadão e da Zona Cerealista terá acesso preservado pela Avenida Cruzeiro de Sul e pela Rua da Cantareira.
Veículos Urbanos de Carga (VUCs) poderão circular normalmente pelas vias restritas a caminhões maiores, por período integral, mas deverão ser cadastrados e obedecer às regras do rodízio de veículos. O mesmo ocorre com caminhões de uso excepcional, como os que fazem socorro mecânico.
A Prefeitura diz que as restrições fazem parte de conjunto de medidas adotadas com objetivo de reduzir acidentes envolvendo caminhões e suas interferências no sistema viário. A fiscalização será feita por agentes de trânsito e radares fixos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de janeiro de 2012