Mais da metade ocorre na pista expressa, onde se permite velocidade de 90 km/h.
O diretor de Planejamento e Educação da CET, Irineu Gnecco Filho, alega que haverá "redução do potencial de risco" porque, na pista local, elas andam mais devagar (limite de 70 km/h) e conflitam menos com caminhões. Ele diz que a decisão foi tomada devido ao resultado na Tietê - onde os acidentes com motos caíram 24% em 2010.
Especialistas reconhecem que a restrição tende a reduzir a gravidade das ocorrências, mas fazem ressalvas.
"Não é a retirada das motos da pista expressa que dá mais segurança, mas sim a diminuição da velocidade. Bastaria reduzir a velocidade para 70 km/h na expressa. Iria melhorar a segurança para todos", diz Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP. Ele teme a concentração das motos na pista local em razão da constante mudança de faixa entre os veículos.
Assim como na Tietê, a restrição será válida só nos trechos onde existe separação das pistas expressa e local.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de dezembro de 2011