Na Linha 8-Diamante, que liga a Estação Julio Prestes a Itapevi, a próxima estação a ser reformada é a Domingos de Moraes, entre Lapa e Imperatriz Leopoldina, na zona oeste, ao custo de R$ 12,1 milhões e prazo de 15 meses.
Pompéia
A Linha 8-Diamante também deverá tornar-se uma referência para o transporte de bairros como a Pompeia. O plano a longo prazo da CPTM, até 2020, prevê uma estação na região. E a área de Campos Elísios, no centro, também deve ter uma parada própria no mesmo prazo.
As duas estações estão na área da possível Operação Urbana Lapa-Brás, idealizada pela Prefeitura para, no futuro, adensar a região, especialmente na área da Barra Funda.
Planejamento
Outro terreno em que a CPTM deve atuar nos próximos anos é a ligação da capital com as grandes cidades do Estado. A CPTM está contratando um estudo de mobilidade que envolve as três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Santos), além de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí.
O estudo, que deve ser contratado até fevereiro, identificará os fluxos diários de viagens pelo Estado e vai nortear os planos do governo de reativar as ligações ferroviárias entre a capital e essas cidades.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de dezembro de 2011