Parking News

As Marginais do Tietê e do Pinheiros receberão 20 câmeras de segurança da Polícia Militar até junho, média de um equipamento a cada 4,5 km de via. A medida foi anunciada dia 27 de dezembro pelo comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e visa a coibir principalmente crimes contra o patrimônio, os de maior crescimento no Estado e na capital. Entre eles estão o roubo de veículos, que teve alta de 14,9% na cidade de São Paulo, e latrocínio, com 7 casos em novembro - maior número desde julho, informou O Estado.
Segundo Camilo, as câmeras são uma resposta a esses e outros tipos de crimes na capital. "Pela experiência, diria que 50% dos latrocínios envolvem roubo de veículos", diz o delegado-geral da Polícia Civil, delegado Marcos Carneiro. Em relação ao latrocínio, há aposta também no novo departamento voltado especialmente para o crime: a 3.ª Delegacia de Polícia de Repressão a Homicídios Múltiplos e Latrocínios.
Quanto às câmeras, a ideia é recorrer a elas para rastrear veículos em fuga pelas vias, incluindo aqueles usados para crimes em outras localidades mais afastadas. Apesar da chegada das câmeras, o patrulhamento de 54 pontos das Marginais, iniciado em julho após uma onda de assaltos, será mantido.
As câmeras serão ligadas a uma central de monitoramento 24 horas, a ser construída no Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), e terão as imagens transmitidas também para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). A central, que atende os chamados do 190, é a responsável por gerenciar as atuais 270 câmeras da PM na cidade. A Polícia Militar também tem acesso a 100 câmeras da Prefeitura, com quem pode compartilhar as novas unidades.
Os dispositivos têm capacidade de enxergar em um raio de 360º e podem contar com um zoom de até 600 metros, o que permite visualizar a placa dos veículos e o rosto do condutor. As câmeras também são removíveis, podendo ser reinstaladas de acordo com a necessidade. As imagens gravadas são comparadas com um banco de dados criminais da PM, chamado Fotocrim.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de dezembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tirar CNH agora exige cadastro online (20/12/2011)

Desde o dia 19 de dezembro, os motoristas em busca de primeira habilitação, renovação e mudança de categoria na capital têm de fazer um pré-cadastro pela internet. A automatização do sistema de regist (...)

A multiplicação dos flanelinhas (28/12/2011)

Com o movimento provocado pelas festas de fim de ano na capital paulista aumentou o número de guardadores de carros, que exploram o espaço público e se aproveitam para isso da insegurança da população (...)

Pompeia vai ganhar parada da Linha 8 (28/12/2011)

A Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, no Ipiranga, zona sul, é um exemplo do que a CPTM quer para o futuro: integrada com bicicletário, com ônibus intermunicipais, totalmente acessível e com li (...)

Faltam vagas nos aeroportos (30/12/2011)

Quem utilizou os estacionamentos dos aeroportos de São Paulo no fim de ano precisou ter uma boa dose de paciência. Os 80 mil passageiros que circulam por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo, e (...)

Construtoras miram estacionamentos (26/12/2011)

A falta de terrenos para construções residenciais e comerciais impulsionou as construtoras a procurarem terrenos para estacionamentos, suas novas obras de 2012. Na última semana, o proprietário do Min (...)

Estapar ganha fundo como sócio (23/12/2011)

Sem anunciar o valor do investimento, o fundo de participações Templeton Strategic Emerging Markets Fund III divulgou a aquisição de parte minoritária na Estapar, líder em estacionamentos da América L (...)

Manobristas (10/01/2012)

O Procon fiscalizou, em outubro, estacionamentos nos arredores dos estádios do Pacaembu, no jogo entre Corinthians e Botafogo, e do Morumbi, no show de Eric Clapton. E multou, segundo o jornal Estado (...)


Seja um associado Sindepark