Parking News

A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, determinou dia 28 de julho a imediata paralisação de "toda e qualquer obra" relacionada aos projetos do Expresso Aeroporto e do trem de Guarulhos. Na ação civil pública protocolada em maio pelo MPE (Ministério Público Estadual), o promotor Ricardo Manuel Castro apontava falhas no Eia-Rima (Estudo e no Relatório de Impacto Ambiental) apresentados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a obtenção da licença ambiental da obra. Ainda há possibilidade de recurso da decisão liminar, destaca a Agência Estado.
O governo do Estado considera a ligação férrea entre a Capital e o Aeroporto Internacional de Cumbica estratégica para atender à crescente demanda de passageiros do setor aéreo e, principalmente, absorver o fluxo de turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O projeto prevê o funcionamento compartilhado de duas linhas, num traçado de 28,1 km - uma ligando a Capital paulista ao conjunto habitacional do Parque Cecap, em Guarulhos, e outra entre a Estação da Luz, no Centro de São Paulo, e o terminal de passageiros de Cumbica, sem estações intermediárias e com intervalo fixo de 15 minutos.
O primeiro Eia-Rima da obra já havia sido rejeitado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na ocasião, técnicos detectaram deficiências que não permitiam a análise da viabilidade ambiental do empreendimento. Um novo Eia-Rima foi apresentado pela CPTM e, em 14 de abril, o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) expediu a licença ambiental prévia da obra.
Mas, para o promotor, o segundo Eia-Rima apresenta as mesmas falhas do anterior e, portanto, "é nulo de pleno direito". A avaliação do MPE é baseada em aparecer assinado pelo geógrafo Denis Dorighello Tomás.
Fonte: Agência Estado, 29 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A frota que emperra o tráfego (02/08/2009)

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada (...)

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)

Vocês se lembram do sambista Adoniran Barbosa, aquele que ficou famoso quase 50 anos atrás com a música "Trem das Onze"? O último trem, depois dele não tinha mais como voltar para casa. Adoniran já mo (...)

Pedágio na Via Dutra está mais caro (30/07/2009)

O pedágio da rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação terrestre entre São Paulo e o Rio de Janeiro, ficou mais caro no dia 1º de agosto, segundo resolução publicada no Diário Oficial. O UOL (...)

Vaga no Rio supera a de SP em 50% (29/07/2009)

Estacionar o carro nos diversos espaços espalhados pelo Rio de Janeiro pode ser até 50% mais caro do que em São Paulo. A diferença no preço dos postos de estacionamento entre as duas maiores