Parking News

Levantamento feito pela Folha de S. Paulo com 200 usuários de ônibus fretados em São Paulo revela que um terço dos passageiros já aderiu ao carro para ir trabalhar. É o que mostra reportagem publicada na edição do dia 1º de agosto do jornal. As entrevistas buscaram obter relatos e identificar o comportamento desses usuários na primeira semana de veto ao transporte em 70 km2 do centro expandido.
A sondagem verificou que um terço diz já ter aderido ao carro para ir trabalhar; quase metade deixou de usar os fretados ao menos em algum dia; entre os que seguem com esse transporte, há queixas praticamente unânimes.
Se a adoção do transporte individual predominar, a tendência ameaça a pretensão da Prefeitura de melhorar a fluidez do trânsito em 11%. Além da demora adicional de 50% no tempo de viagem (de 60 para 90 minutos, na média), devido às modificações em trajetos e aos congestionamentos fora da área de restrição, quase todos reclamam de ter que caminhar "quilômetros".
Protestos
Desde que a medida foi implantada, uma série de protestos vêm sendo realizados na cidade. Na noite do dia 31 de julho, manifestações contra as restrições interditaram as avenidas Ricardo Jafet (zona sul) e Tiradentes (Centro). Na zona sul, a Polícia Militar precisou intervir para liberar a via, e ao menos uma pessoa foi detida.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A frota que emperra o tráfego (02/08/2009)

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada (...)

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)

Vocês se lembram do sambista Adoniran Barbosa, aquele que ficou famoso quase 50 anos atrás com a música "Trem das Onze"? O último trem, depois dele não tinha mais como voltar para casa. Adoniran já mo (...)

Pedágio na Via Dutra está mais caro (30/07/2009)

O pedágio da rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação terrestre entre São Paulo e o Rio de Janeiro, ficou mais caro no dia 1º de agosto, segundo resolução publicada no Diário Oficial. O UOL (...)

Vaga no Rio supera a de SP em 50% (29/07/2009)

Estacionar o carro nos diversos espaços espalhados pelo Rio de Janeiro pode ser até 50% mais caro do que em São Paulo. A diferença no preço dos postos de estacionamento entre as duas maiores