Parking News

Apesar da importância do transporte coletivo para a solução dos problemas do trânsito urbano, os ônibus da cidade do Rio tornaram-se os vilões das ruas, devido à manutenção precária de uma frota cada vez mais envelhecida e à falta de punição para os maus motoristas, segundo reportagem de O Globo. Um relatório inédito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), sobre ocorrências que provocaram engarrafamentos de janeiro a junho, indica que ônibus se envolvem em acidentes com reflexos no trânsito 67 vezes mais do que automóveis, comparando-se a quantidade de coletivos e carros de passeio que circulam nas ruas.
Além disso, de todos os veículos que enguiçaram nesse período tumultuando o tráfego, mais da metade (54%) eram ônibus. O estudo, que detalhou as 2.749 ocorrências registradas pelo Centro de Controle Operacional - incluindo obras, blitze, passeatas, alagamentos, acidentes e enguiços -, é o primeiro feito pela prefeitura. Antes, o município se limitava a divulgar as vias com mais acidentes e mortes.
Segundo o levantamento, são os acidentes que ocupam o topo do ranking: foram 1.279 (48% dos registros), sendo que em 350 (27,3%) havia ônibus envolvidos. Esse número representa 1,277% da frota de 27.387 ônibus e micro-ônibus, segundo o Detran. As 344 ocorrências envolvendo carros particulares representam 0,019% da frota de 1.746.699 automóveis. Segundo a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Fetranspor), o transporte de passageiros na cidade do Rio é feito por 8.500 veículos.
Sobre os altos índices de ocorrências envolvendo ônibus, a entidade argumenta que os coletivos rodam, em média, 300 km por dia, cerca de dez vezes mais do que os automóveis. A Fetranspor diz ainda que os motoristas passam por treinamento constante.
Fonte: O Globo (RJ), 2 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Falta transporte coletivo de madrugada (31/07/2009)

Vocês se lembram do sambista Adoniran Barbosa, aquele que ficou famoso quase 50 anos atrás com a música "Trem das Onze"? O último trem, depois dele não tinha mais como voltar para casa. Adoniran já mo (...)

Pedágio na Via Dutra está mais caro (30/07/2009)

O pedágio da rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação terrestre entre São Paulo e o Rio de Janeiro, ficou mais caro no dia 1º de agosto, segundo resolução publicada no Diário Oficial. O UOL (...)

Vaga no Rio supera a de SP em 50% (29/07/2009)

Estacionar o carro nos diversos espaços espalhados pelo Rio de Janeiro pode ser até 50% mais caro do que em São Paulo. A diferença no preço dos postos de estacionamento entre as duas maiores