"Até os colecionadores ficaram surpresos de ver um carro desses aqui, com todas as peças originais. Quando soube da corrida, quis que ele ficasse pronto a tempo. É uma boa oportunidade para resgatar o antigomobilismo", diz o proprietário, o publicitário André Barros, que não revela quanto gastou pela raridade.
Barros conta que o calhambeque já passou por três donos desde que chegou ao país de navio há 80 anos, mas nunca havia sido montado. Por isso, o publicitário não consegue esconder a alegria de colocar em funcionamento um carro tão antigo, principalmente por ser o primeiro modelo no mundo a ter o para-choque arredondado.
"Comprei as peças dele há um ano e meio e agora ele finalmente voltou a andar. Esse carro é um marco na história da BMW. Um dos exemplares está no museu da empresa na Alemanha", explica.
Coleção
Aos 31 anos, Barros afirma que herdou a paixão por automóveis antigos do pai, que também colecionava calhambeques. A primeira raridade da família foi comprada quando o publicitário tinha 11 anos. "A partir daí, passei a me dedicar ao hobbie aos finais de semana. Meu foco é garantir que eles continuem rodando, afinal, são automóveis, não autoparados", brinca.
Atualmente, Barros diz ter uma coleção suficiente para abrir um museu. Questionado, não revelou, mais uma vez, a quantidade de veículos e o valor de cada um deles. "É uma questão de segurança. Mas a verdade é que eles não têm preço, são peças únicas e de valor inestimável."
Fonte: portal G1, 28 de janeiro de 2013