Na pista, o excesso de aviões faz muitos voos saírem com atraso. A capacidade é para receber 25 milhões de passageiros por ano, mas, no ano passado, Guarulhos recebeu 32 milhões.
As primeiras medidas para mudar a avaliação do público foram a ampliação dos banheiros e a troca de toda a sinalização. Também tem mais gente nos corredores para orientar os passageiros.
As maiores obras, por enquanto, só quem chega de avião consegue ver. Ao lado da pista, a imensa cratera marca o início da construção do terminal três, que será maior que o um e o dois juntos. A concessionária diz que será um dos terminais mais modernos do mundo, mas o prazo até a Copa do Mundo é apertado.
"Vai dar tempo. Nós estamos hoje com mais de duas mil pessoas trabalhando na obra, sete dias por semana, 24 horas por dia", afirma Antônio Miguel Marques, presidente da concessionária.
Um dos principais desafios para quem vai a Guarulhos de carro é conseguir estacionar. Faltam vagas. Esse será o 1º problema solucionado em breve. Um edifício-garagem para 2,6 mil carros começou a ser construído há quatro meses, e começa a funcionar em maio.
Com o prédio, o número atual de vagas vai quase dobrar. Até a Copa, a concessionária pretende construir outro, elevando a capacidade de estacionamento para 10 mil carros.
"Não houve expansão nesses 30 anos. O terminal 3 vai resolver esse problema. A gente tem muita confiança de que nós seremos um exemplo a ser seguido pelo mundo", diz o presidente da concessionária.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 20 de fevereiro de 2013