Zona Azul tem 7.862 multas em um ano (Sorocaba/SP)

09/05/2018

zonaazulsorocaba-561

A Urbes -Trânsito e Transportes já promoveu 7.862 autuações por descumprimento às regras do estacionamento rotativo, a Zona Azul, desde a volta da fiscalização — em abril de 2017— até abril deste ano. Segundo a empresa pública, no entanto, o número de multas do tipo vem caindo mês a mês. Nos primeiros 30 dias do sistema, foram 1.186 autuações, já no mês passado, 208. Uma queda de 82,46%. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram 1.232 multas.

O estacionamento rotativo é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro — CTB (lei federal nº 9.503/97) e pelo decreto municipal nº 22.268, de 5 de maio de 2016. Segundo o artigo 181, XVII, do CTB, o condutor que descumprir as regras para o estacionamento rotativo comete infração grave (5 pontos na CNH), multa no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo. São infrações de trânsito estacionar nos locais definidos como Zona Azul de forma irregular, sem o devido pagamento e com excesso de prazo permitido para o local.

Atualmente, Sorocaba tem em torno de 1.800 vagas espalhadas em cerca de 50 vias do Centro e do bairro Santa Terezinha.

Com a implantação em andamento de Zona Azul próximo ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, totalizará em torno de 2 mil vagas. O projeto da empresa pública seria de chegar a 5 mil vagas de Zona Azul na cidade, em locais de grande circulação, como, por exemplo, o entorno do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e do Poupatempo de Sorocaba.

Fonte: Cruzeiro do Sul - Sorocaba - 08/05/2018

Demanda dos estacionamentos

Por Jorge Hori* Os estacionamentos pagos, como uma atividade econô (...)

Reunião traz discussão sobre assuntos de interesse do setor