A violência no trânsito brasileiro matou 26.894 pessoas no primeiro semestre, uma média de 147 mortes por dia. O número é da Seguradora Líder Dpvat, administradora do seguro obrigatório, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito que acarretaram invalidez, morte ou demandaram algum tipo de despesa médica. Segundo a Interpress Motor, esse número, que já é alto, ainda pode aumentar, visto que o acidentado tem até três anos da data da ocorrência para dar entrada no seguro.
Outras pessoas, porém, apesar de sobreviver, ficam com algum tipo de invalidez permanente. É o caso de 107.403 brasileiros que receberam a indenização por invalidez neste primeiro semestre. Outras 30.814 pessoas receberam reembolso de despesas médicas devido a tratamentos ou cuidados hospitalares necessários após o envolvimento em acidentes de trânsito.
Ao todo, cerca de R$ 1,1 bilhão foi destinado ao pagamento das indenizações de janeiro a junho, valor que supera em R$ 15 milhões o valor pago no mesmo período do ano passado. Houve aumento também no número de beneficiados. No primeiro semestre de 2010, cerca de 121 mil vítimas receberam o seguro, ante 165 mil em 2011.
Dos acidentes ocorridos no período, 66% envolveram motocicletas e, em 76% dos casos a vítima era do sexo masculino. A região que mais concentrou as ocorrências de morte foi o Sudeste (38%), seguido por Nordeste (26%), Sul (18%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%). O Estado com maior número de vítimas fatais foi São Paulo, concentrando 18% dos pagamentos do seguro em casos de morte.
Fonte: Interpress Motor, 28 de julho de 2011

Desrespeito a pedestre: 3 multas ao a (29/07/2011)

É pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capita (...)

Estado planeja Metrô Lapa-Moema (31/07/2011)