Parking News

Táxi não é problema exclusivo de São Paulo. Na falta de opção, muita gente acaba saindo de carro. E onde estacionar tanto veículo? Empurra daqui, manobra dali, é difícil encontrar um espaço nas cidades tão abarrotadas de carros. Um lugar para estacionar é item raríssimo e valorizado no mercado imobiliário. Como a frota não para de crescer, foi preciso ser criativo para que os carros de moradores de prédios antigos do Rio de Janeiro, sem vagas suficientes, deixassem de fazer as ruas de estacionamento, mostra reportagem do Bom Dia Brasil.
A mesma tecnologia que está sendo usada em uma concessionária para deixar o carro mais à vista do consumidor foi utilizada em um endereço de luxo da Avenida Vieira Souto, de frente para a Praia de Ipanema.
O prédio confortável tinha um inconveniente: o número de vagas na garagem era inferior à quantidade de carros. A solução encontrada foi a instalação de plataformas automáticas que deixam os carros suspensos, criando mais espaço.
Elevadores têm sido a forma encontrada por muitos prédios do Rio para solucionar a falta de vagas. Nos últimos tempos em toda a cidade foram criadas quatro mil novas vagas em estacionamentos assim. São garagens verticais.
O estacionamento vertical acabou salvando um flat. Ele quase não recebeu licença para funcionar por causa do número de vagas que oferecia aos moradores. Eram 72 apartamentos e apenas 30 lugares na garagem. O "Habite-se" da prefeitura só veio depois da instalação das empilhadeiras e a garantia de que os carros não parariam na rua.
"Valorizou muito o flat. Os imóveis dificilmente ficam vazios, justamente porque esse flat possui vaga de garagem para todos os apartamentos", disse o gerente do flat Luiz Arruty.
O porteiro Aldenor Amaral também comemora. O trabalho dele ficou bem mais fácil agora. "Ficava difícil a manobra, não tinha vaga suficiente para os proprietários. Agora fica sobrando vaga", comentou.
Fonte: programa Bom Dia Brasil, 29 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Desrespeito a pedestre: 3 multas ao a (29/07/2011)

É pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capita (...)

Estado planeja Metrô Lapa-Moema (31/07/2011)

Projetar duas linhas inéditas de metrô, ampliar em 37 mil as vagas em presídios, concluir o Teatro da Dança, construir 42 unidades da Fundação Casa e completar o anel ferroviário em volta da capital. (...)

Para manobrar a carteira (03/08/2011)

Sair para comer sempre foi um dos prazeres favoritos dos paulistanos, mas de uns tempos para cá isso tem se tornado um programa indigesto para o bolso. Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação e (...)

Chame o táxi e proteja o bolso (01/08/2011)

Dirigir diariamente pela cidade de São Paulo pode fazer tanto mal à saúde quanto ao bolso. Quando a distância a ser percorrida é inferior a 24,3 km, considerando a ida e a volta, é mais vantajoso vend (...)

Acordo feito pelo MP não vingou (02/08/2011)

Em 2010, a Prefeitura e a Polícia Militar anunciaram um projeto piloto para combater os flanelinhas ilegais que atuam na cidade. A ideia foi pedida pelo Ministério Público e incluía a criação de um ca (...)

Estacionamento proibitivo (02/08/2011)

Está cada vez mais caro estacionar o carro. O preço médio da diária no Rio de Janeiro (US$ 19,22) é o mais alto da América Latina, segundo levantamento da Colliers International, em 156 cidades do mun (...)


Seja um associado Sindepark