Parking News

A cidade cresce. Mais gente precisa ir, voltar, chegar e partir. Em São Paulo, quem anda de táxi tem a impressão que eles estão em falta. A prefeitura está concedendo novas permissões e quer novos táxis circulando na cidade. Mais carros em uma metrópole praticamente imobilizada pelo trânsito - será que resolve?, questiona reportagem do Bom dia Brasil. Provavelmente esses táxis também vão ficar parados no trânsito.
É matemático: faltam táxis em São Paulo. Por isso, mais 1,2 mil alvarás, que são permissões para ter um táxi na cidade, vão ser sorteados na primeira quinzena de agosto.
Chegar de viagem e encontrar o táxi na porta do aeroporto é sorte grande em São Paulo.
A prefeitura estudou o caso e concluiu: está faltando táxi na cidade. "São Paulo está cheia de megaeventos. É o turismo, é o negócio, é o poder aquisitivo da população. Tudo isso influenciou nesse estudo para que se aumentasse o número de táxis pra São Paulo", observa Elder Pereira, diretor de transportes públicos de São Paulo.
Ao todo, 1,2 mil novos alvarás serão expedidos. A concessão acontecerá por meio de sorteios, mas só para quem já tem autorização para trabalhar como taxista. De acordo com a prefeitura, muitos motoristas dividiam carros com colegas de profissão. Já são 27 mil inscritos.
São Paulo sempre teve a média de um táxi para cerca de 300 habitantes, mas nos últimos anos cresceu muito o número de queixas de espera nos pontos, filas nos aeroportos e shopping centers e recusa de passageiros. Por isso, a prefeitura decidiu emitir novos alvarás.
Mas sabe o que dizem os taxistas? Que não vai adiantar. Eles contam que não conseguem atender os passageiros por causa do trânsito. Em horário de pico, eles mal conseguem sair do lugar. No começo da manhã ou no fim da tarde, um trajeto de 15 km pode levar até uma hora.
As ruas de São Paulo passarão a ter 33.754 táxis nas ruas a partir de março do ano que vem. A prefeitura já sabe que eles ainda poderão não dar conta do problema.
É a lei da oferta e da procura. São Paulo é uma das cidades onde se paga mais caro pra andar de táxi no país. Uma corrida de cerca de 20 km com bandeira 1 sai por volta de R$ 50. A mesma distância em Brasília sairia por cerca de R$ 35 e no Rio, R$ 32.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 29 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Desrespeito a pedestre: 3 multas ao a (29/07/2011)

É pequeno o número de autuações por desrespeito aos pedestres em São Paulo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelam que, em média, só três veículos são multados diariamente na capita (...)

Estado planeja Metrô Lapa-Moema (31/07/2011)

Projetar duas linhas inéditas de metrô, ampliar em 37 mil as vagas em presídios, concluir o Teatro da Dança, construir 42 unidades da Fundação Casa e completar o anel ferroviário em volta da capital. (...)

Para manobrar a carteira (03/08/2011)

Sair para comer sempre foi um dos prazeres favoritos dos paulistanos, mas de uns tempos para cá isso tem se tornado um programa indigesto para o bolso. Nos últimos cinco anos, o preço da alimentação e (...)

Chame o táxi e proteja o bolso (01/08/2011)

Dirigir diariamente pela cidade de São Paulo pode fazer tanto mal à saúde quanto ao bolso. Quando a distância a ser percorrida é inferior a 24,3 km, considerando a ida e a volta, é mais vantajoso vend (...)

Acordo feito pelo MP não vingou (02/08/2011)

Em 2010, a Prefeitura e a Polícia Militar anunciaram um projeto piloto para combater os flanelinhas ilegais que atuam na cidade. A ideia foi pedida pelo Ministério Público e incluía a criação de um ca (...)

Estacionamento proibitivo (02/08/2011)

Está cada vez mais caro estacionar o carro. O preço médio da diária no Rio de Janeiro (US$ 19,22) é o mais alto da América Latina, segundo levantamento da Colliers International, em 156 cidades do mun (...)


Seja um associado Sindepark