Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam que cerca de 16% dos trabalhadores de Belo Horizonte gastam mais de uma hora por dia no deslocamento para o emprego. Uma reportagem do Bom Dia Minas (Rede Globo) mostra que a estatística não está diferente em 2012 ao acompanhar o trajeto de três pessoas ao trabalho, sendo uma de carro, uma de ônibus e outra de metrô.
Uma professora que mora no bairro Jaqueline, na Região Norte de Belo Horizonte, trabalha em uma escola no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital. Para percorrer 20 km ela gasta cerca de duas horas de carro, enquanto poderia gastar meia hora sem retenção no trânsito.
O problema é enfrentado também na volta para casa de outra pessoa que precisa usar o ônibus do bairro Santo Agostinho ao Nova Pampulha, em Vespasiano, na Grande BH. O primeiro transtorno encontrado é a lotação do meio de transporte. Depois de um dia inteiro de trabalho, a auxiliar de serviços gerais precisa ir em pé por falta de assento, por quase uma hora. Ao descer, ainda precisa caminhar por dez minutos para chegar à casa. No total, são mais de duas horas para finalizar o percurso.
O acompanhamento de metrô não foi diferente. Uma analista de recursos humanos sai do bairro Carlos Prates, na Região Noroeste, e segue para Venda Nova. Ela também vai em pé, e passa por doze estações até chegar a sua. Com tantas paradas, o trajeto se completa após uma hora.
O governo federal já liberou mais de R$ 2 bilhões para obras do metrô da capital. O início do processo licitatório, para os trabalhos de topografia e sondagem, está previsto para este mês.
Fonte: portal G1, 3 de maio de 2012

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)