A ciclofaixa de Moema, na Zona Sul de São Paulo, completou seis meses em operação dia 5 com média de quase duas multas por dia aplicadas a veículos que desrespeitaram o espaço exclusivo para bicicletas. Segundo balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre 21 de novembro e 30 de abril foram aplicadas ao menos 303 multas a motoristas que estacionaram ou trafegaram na ciclofaixa. Por dia, o índice é de 1,88 multa por desrespeito à ciclofaixa, conforme noticiou o G1.
O estacionamento irregular na ciclofaixa levou a 136 autuações. O total de motoristas que trafegaram irregularmente na ciclofaixa, infração gravíssima, que prevê a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 574,62, chegou a 167. Já estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa é infração grave, com perda de cinco pontos e multa de R$ 127,69.
De acordo com pesquisa feita pela CET em novembro, circulavam pela ciclofaixa das avenidas Rouxinol, Aratãs, Iraí e Pavão 170 bicicletas no horário entre 8h e 10h e 160 no horário entre 16h e 18h. A mesma pesquisa constatou que a utilização da ciclofaixa pelos ciclistas foi de 91% no período da manhã e de 92% à tarde.
Estacionamento rotativo
No fim do mês passado, a Prefeitura de São Paulo alterou a disposição de vagas de Zona Azul nas avenidas Rouxinol e Aratãs, Iraí e na Rua Pavão. Nas vias, que têm trecho da ciclofaixa permanente do bairro, o estacionamento rotativo foi mudado para a direita.
Desde a implantação da ciclofaixa, em novembro de 2011, o estacionamento rotativo funcionava na faixa da esquerda, ao lado da via exclusiva para bicicletas, provocando reclamações de motoristas, moradores e ciclistas.
Os ciclistas alertavam para o risco de serem atingidos por portas na hora de motoristas deixarem os carros. Os motoristas afirmavam que tinham a impressão de que os veículos estavam parados irregularmente na via. Agora, as vagas rotativas foram transferidas para a faixa da direita, junto ao meio fio.
Nas duas vias, a pintura de solo que sinalizava as vagas do lado esquerdo foi raspada - entretanto, a pintura nova para determinar os novos pontos de parada no lado direito ainda não foi feita. As placas de sinalização que indicam os horários de permissão de estacionamento já foram trocadas. É preciso utilizar o cartão de Zona Azul de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, e aos sábados entre 9h e 14h.
A via exclusiva para as bicicletas em Moema tem 3,3 km e segue ao longo das avenidas Iraí, Pavão, Rouxinol e Aratãs, além da Rua Araguari.
Fonte: portal G1, 5 de maio de 2012

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)