O porcentual de famílias paulistanas com contas atrasadas atingiu 21,8% em abril, o maior nível desde setembro de 2007, quando marcou 23,5%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP). No mesmo período do ano passado, 14,3% das famílias tinham contas atrasadas. Em março, essa parcela era de 18,5%, destaca o Valor Online.
Entre os consumidores com contas em atraso em abril, 46,2% têm atrasos há mais de 90 dias, 19,2% têm contas atrasadas por até 30 dias e 33,1% do total de famílias estão com dívidas atrasadas entre 30 e 90 dias.
No lado positivo, a pesquisa da Fecomercio/SP também mostrou que o total de famílias que não terão condição de pagar total ou parcialmente suas dívidas caiu de 4,8% em março para 3,9% em abril, o que representa 140,8 mil famílias.
Além disso, o total de endividados (com contas em atraso e em dia) recuou de 52,2% para 50,6% entre março e abril, o que equivale a 1,81 milhão de famílias. De acordo com a entidade, essa queda se deve, em grande parte, ao fim de prestações adquiridas no Natal. O financiamento de veículos concentra 10,2% das dívidas das famílias. Segundo dados do Banco Central (BC), o nível de inadimplência neste segmento é de 5,52%, o mais alto desde o inicio da série, em 2000.
Perfil da dívida
Em abril, 23,1% dos paulistanos afirmaram estar comprometidos com dívidas por mais de um ano, 52,9% de três a doze meses e 20,6% por menos de três meses. A parcela da população que comprometeu entre 11% e 50% de sua renda mensal é de 56,9%. Outros 22,3% comprometeram menos de 10% da renda familiar e 17,2% comprometeram mais de 50%.
O principal meio utilizado para formar as dívidas continua sendo o cartão de crédito; 76,2% dos paulistanos têm alguma dívida devido às compras pagas dessa maneira. A participação dos carnês caiu de 28,2% para 15,2%, ficando atrás do crédito pessoal, segunda forma mais comum de endividamento, que ficou em 19,6%.
Fonte: jornal Valor Online, 4 de maio de 2012

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)