Realizada na capital do país, em abril, a mostra chinesa se firma como uma das mais importantes do calendário automotivo, com muitas novidades para o mercado interno e até lançamentos mundiais. Num espaço de mais de 220 mil metros quadrados, a Auto China 2012 mostrou toda a força do maior mercado automotivo do mundo e recebeu mais de 780.000 visitantes. Conhecido na imprensa brasileira como Salão de Pequim, o evento deste ano exibe uma novidade importante para o Brasil, que chega ainda no primeiro semestre: o novo Ford EcoSport, desenvolvido sobre a nova plataforma B da marca e cujo projeto foi liderado pelo centro de desenvolvimento de Camaçari, na Bahia. O carro é totalmente novo e será comercializado em mais de 100 mercados emergentes, segundo o jornal Estado de Minas.
Mas a principal mostra automotiva do país do dragão teve a presença de quase todas as marcas mais importantes do mundo, que não apenas exibiram muitas novidades para o enorme mercado interno como também prepararam alguns lançamentos mundiais. A Lamborghini, por exemplo, exibiu pela primeira vez ao público o conceito Urus, que incorpora as linhas definitivas do seu novo utilitário-esportivo de luxo.
Para tentar ofuscar a chegada do concorrente, a Porsche mostrou o novo Cayenne GTS. A marca de luxo Bentley (pertencente ao Grupo Volkswagen) escolheu o evento para lançar mundialmente o Continental GT V8, equipado com o poderoso motor W12 6.0. O salão chinês também reservou lugar de honra para os elétricos.
Os anfitriões estão ligados
As marcas chinesas quiseram provar que o Salão de Pequim é uma boa vitrine caseira, com modelos que estão em sintonia com o que acontece nos principais mercados do mundo.
Seguindo a tônica que marcou outras importantes mostras automotivas, a Auto China 2012 também destaca os modelos híbridos e elétricos. De olho no crescente mercado chinês de modelos de luxo, a Audi fez a apresentação mundial do A6 L e-tron (foto), um sedã elétrico com plataforma alongada. A Renault também mostrou um três volumes sofisticado, batizado de Talisman. Entre os elétricos, podem se destacar o Denza Electric Car, desenvolvido por meio de uma parceria entre o grupo alemão Daimler e o fabricante chinês BYD; e o Volvo C30 Electric, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas. Para quem quer excêntricos, a mostra reservou os conceitos Citroën C-Quatre, o Smart For-Us pick-up e o Renault Captur.
Fonte: jornal Estado de Minas, 25 de abril de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)