Parking News

A maioria dos acidentes de trânsito é causada por pequenas distrações dos motoristas. O simples fato de desviar a atenção da direção para trocar uma música no rádio pode fazer com que o motorista saia da pista ou não se atente ao veículo da frente, o que pode causar uma colisão, ressalta o InfoMoney.
Segundo a pedagoga especialista em Educação no Trânsito Elaine Sizilo, a distração do motorista por um período de dois segundos, em um veículo guiado a 60 km/hora, faz com que o carro percorra um trajeto de 37 metros às cegas.
Além disso, a falta de atenção fere um dos cinco elementos principais da direção defensiva que são: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Veja as distrações mais comuns no trânsito:

 Uso do celular tanto para falar como enviar mensagem
 Trocar estações ou passar as faixas musicais no rádio
 Se alimentar dentro do carro, principalmente bebidas
 Conversar com o passageiro, principalmente o traseiro
 Fumar enquanto dirige
 Procurar objetos no interior do carro
 Se maquiar dentro do carro
 Olhar vitrine ou ver anúncios
 Dar atenção para crianças no bebê conforto

Lembrando que alguns destes itens, como falar ao celular enquanto dirige, é considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.
Os motoristas que costumam fumar enquanto dirigem também podem ser autuados, em infração média, por dirigir com apenas uma das mãos. A falta de atenção pode fazer com que o motorista cometa outras infrações, como atravessar o sinal vermelho, o que pode ser muito perigoso em cruzamento, por exemplo.
Principais acidentes
Elaine ainda explica que os principais acidentes causados por essas distrações são as colisões traseiras. "Geralmente o motorista ao abaixar para pegar um objeto ou até mesmo virar para dar atenção à criança do banco de trás mantém o veículo em movimento e acaba batendo no veículo da frente", explica.
Um dos acidentes mais perigosos é a colisão frontal, nas vias de mão dupla, muitas vezes os motoristas perdem a atenção, não percebem que o veículo está saindo da faixa e acaba se chocando com o carro que vem no sentido contrário.
"Nesses casos a velocidade do seu veículo é somada com a velocidade do outro automóvel, ou seja, se você está a 50km/h e o outro veículo a 60km/h o impacto será de 110km/h em um objeto parado como um muro, por exemplo", explica Elaine.
Precauções
Para evitar as distrações o ideal é que o motorista se programe antes de sair de casa. Acorde mais cedo, tome o café da manhã para evitar comer enquanto dirige. No caso das mulheres, reserve um tempo para se maquiar antes de sair de casa e evite fazer isso no trânsito.
Ao sair com criança, sempre que possível, leve mais um passageiro no banco de trás para que possa dar atenção para ela. Calcule o tempo do seu trajeto e monte uma playlist com suas músicas preferidas, isso evita que você se distraia trocando as músicas.
Fonte: site InfoMoney, 7 de maio de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)

Uma cena tem sido cada vez mais comum no trânsito de São Paulo: carros sem identificação surgem em alta velocidade e pedem passagem usando sirenes e luminosos. Mas esses veículos nem sempre são dos se (...)


Seja um associado Sindepark