As marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, viraram um território sem lei durante a madrugada. A restrição aos caminhões na Marginal Tietê completa dois meses agora em maio e, para driblar a fiscalização, os caminhoneiros cometem todo tipo de infração: adulteram as placas, param nos acostamentos e colocam em risco os outros motoristas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Rodoviária Federal dizem que não conseguem acabar com o problema.
A partir das 4h, o início do horário de restrição para os caminhões, começa também um festival de infrações: em menos de uma hora, a reportagem do SPTV flagrou mais de dez caminhões com a placa ilegível. Na Marginal Tietê, onde a restrição começa às 5h, as infrações também aparecem. Um caminhoneiro colou um papel em cima da placa e andou por um bom tempo pela faixa da esquerda - o que é proibido. Nesse caso, as multas nunca irão chegar.
Quando o dia amanhece, os caminhões somem das marginais, mas as infrações continuam. Muitos caminhoneiros estacionam no acostamento da Via Dutra, esperando a hora de entrar na cidade.
A alternativa para os caminhoneiros que precisam cruzar a capital é o Rodoanel, mas eles dizem que têm medo de passar por lá. "Por lá, a gente é assaltado, quebra caminhão. Semana passada, quebraram um para-brisa nosso lá, da empresa nossa", afirma o caminhoneiro José Francisco Barros.
Estacionar no acostamento de rodovias é infração. Dá três pontos na carteira, e multa de cerca de R$ 53. A Polícia Rodoviária Federal, no entanto, diz que não tem pessoal para fiscalizar tudo. "A fiscalização existe. São autuados motoristas, mas não é dada uma prioridade para esse tipo de autuação", afirma Márcio Pontes, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.
A CET disse que só vai comentar o fato após a conclusão das obras do Rodoanel. A Prefeitura de São Paulo respondeu, por meio de nota, que foram adotadas medidas para ajudar na coordenação dos caminhões pela cidade, e que houve várias reuniões com representantes dos sindicatos de caminhoneiros e das indústrias e caminhoneiros autônomos, o que levou ao aumento do horário de circulação dos veículos pela cidade.
Em relação à fiscalização, 27 radares e 142 agentes estão espalhados pela cidade, diz o órgão.
Fonte: SPTV (Rede Globo), 7 de maio de 2012

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)