De acordo com dados divulgados dia 3 pela Coordenação de Informações e Estudos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), nos quatro primeiros meses de 2012 o número de mortes no trânsito de Porto Alegre diminuiu 31,71% em comparação com o mesmo período no ano passado (28 a 41). Na mesma pesquisa, foi apontada uma redução de 10,24% nos registros de acidentes (6.818 a 7.596). Houve aumento, porém, de 1,43% no número de feridos (2.760 a 2.721), e também de 2,28% nos atropelamentos (404 a 395). As informações são do portal G1.
Os acidentes com motos também registraram redução. O número caiu 9,65% (1.620 a 1.793), assim como houve diminuição em acidentes com ciclistas, de 17,65% (84 a 102). Por atropelamento, foram 42,86% menos vítimas fatais neste ano (8 a 14).
Os dados estatísticos da EPTC mostram que a faixa etária com maior número de mortes fica entre 18 e 29 anos (11 casos de 28 no total). Das 28 mortes, seis foram mulheres e 22 homens.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, analisa os dados de janeiro a abril: "A frota da capital já ultrapassou 716 mil veículos, sem contar com os que transitam diariamente em Porto Alegre, vindos de outras cidades. Mesmo com esta realidade, existe uma clara sinalização de mudança de cultura no nosso trânsito, com menos violência e mais harmonia nas relações entre todos, motoristas e pedestres. As ações educativas, de fiscalização, o investimento em engenharia de tráfego e tecnologia contribuem para esta redução, de preservação da vida", comentou.
Fonte: portal G1, 3 de maio de 2012

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)