Ao dar início aos trabalhos no segundo dia do 1º Congresso Brasileiro de Estacionamentos, Marcelo Gait, presidente do SINDEPARK, ressaltou que o evento representava uma troca de experiências que poderia agregar muito ao mercado, já que o Brasil ainda está engatinhando no aspecto da expansão. "Pelo fato de o Brasil ser a bola da vez no cenário global, o Congresso é muito oportuno e o SINDEPARK não abriu mão de participar." Gait lembrou que naquele dia, 23 de novembro, estava se realizando a 10ª edição da Manobra da Alegria e que a entidade já havia destinado ao GRAACC mais de R$ 2 milhões, como também disseminava o comportamento solidário em relação às crianças e jovens com câncer atendidas pela entidade.
O Congresso, que se realizou nos dias 22 e 23 de novembro, no Expo Center Norte (SP), fez parte da 1ª edição da Expo Parking 2011, voltada exclusivamente à indústria de estacionamento, que reuniu fornecedores de soluções para o setor nacionais e internacionais. Os visitantes puderam conhecer na Expo Parking as tecnologias de ponta em controle de acesso, estações de pagamento, parquímetros, leitura de placas de veículos, entre outros equipamentos.
No primeiro dia do Congresso, que contou na abertura com André Picolli, presidente da Abrapark (Associação Brasileira de Estacionamentos), e Andy Van Horn, diretor de operações da revista Parking Today, palestrantes profissionais com ampla experiência em todos os aspectos relacionados à atividade de estacionamento falaram sobre temas como a experiência australiana no controle e tecnologia de estacionamentos em grandes centros urbanos, apresentado por Christina Lynn, proprietária da Parking & Traffic Consultants, e a polêmica da gratuidade nos shopping centers, ministrada por Luis Fernando Veiga, diretor presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
No dia 23, David Hill, líder em Práticas Nacionais de Estacionamento, consultor de Soluções de Estacionamento do MMM Group Calgary, do Canadá, apresentou uma visão geral do setor na América do Norte, que considera ser semelhante ao da América do Sul. Hill destacou que na América do Norte o estacionamento contribui para a mobilidade, encoraja conexões intermodais, para as pessoas não andarem de carro o tempo todo, e que são utilizadas tecnologias sofisticadas, para o pagamento por celular, GPS, entre outras. Segundo ele, a indústria de estacionamento existe há 50 anos, mas ainda é nova e em nível mundial é "gigantesca", movimentando mais de US$ 300 bilhões por ano.
O auditório estava lotado quando Josh Kavanagh, membro do Conselho Consultivo do IPI (International Parking Institute), presidente da Pacific Intermountain Parking and Transportation Association (PIPTA), entre outros cargos, falou sobre as mais modernas tecnologias, levando em conta as tendências sociais, como o fato de que os clientes hoje estão hiperconectados. Para ele, a tecnologia capacita a gerenciar melhor os recursos das empresas, possibilitando, por exemplo, o monitoramento da ocupação.
Liliana Rambo, diretora de Estacionamento do Aeroporto de Houston, presidente eleita do Conselho Administrativo e presidente do Conselho Consultivo do IPI, abordou a Comunicação com os clientes, desde as atitudes que considera mais corretas diante deles até a necessidade de treinamento permanente dos colaboradores, principalmente os da "linha de frente".
O tema Gerenciamento de Estacionamento em Grandes Eventos foi o tema da palestra seguinte, apresentada por Casey Jones, membro do IPI e diretor de Serviços de Transporte e Estacionamento da Universidade Estadual de Boise. Ele falou da importância da crescente hospedagem de eventos por cidades, escolas e universidades em todo o mundo, os aspectos positivos e negativos para as comunidades e como realizá-los com segurança.
Josh Kavanagh encerrou o ciclo de palestras com o interessante tema Controle de Acesso e Receita: retendo o que você arrecada. Ele descreveu as tecnologias existentes e emergentes, as melhores opções para a arquitetura e sugeriu que cada empresa analise o custo x benefício do seu negócio, entre outras questões.

Categoria: Fique por Dentro

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)

Os ônibus interestaduais (27/11/2011)