Uma pesquisa mediu a qualidade de vida em 26 cidades do mundo. São Paulo foi a única cidade brasileira na lista e não se saiu muito bem. Não é preciso viajar o mundo para perceber que o transporte em São Paulo não é dos melhores. Uma pesquisa mundial comparou a capital paulista com outras 25 cidades. Em transporte e infraestrutura, ficamos em penúltimo lugar, empatados com Mumbai, na Índia. E na frente, só, de Joanesburgo, na África do Sul. Os motivos, segundo reportagem do Jornal Nacional, são os congestionamentos, acesso do centro ao aeroporto de Cumbica e uma rede tímida de trens e metrô.
"Uma visão, nos últimos anos, onde o transporte coletivo se concentrou no ônibus urbano, que é poluente, movido a diesel, emissor de gás de efeito estufa e que ocupa a rua", explica Carlos Cavalcanti, diretor de infraestrutura da Fiesp.
Em saúde e segurança, de novo, a penúltima entre as cidades analisadas. À frente, só, de Moscou, na Rússia.
A cidade ainda amarga outro penúltimo lugar, no custo das cidades: preço do táxi, do almoço.
"Compare o preço do hambúrguer em São Paulo e no resto do mundo. É exorbitante essa cidade", afirma o geólogo Enzo Nico Júnior.
Em uma economia global, a qualidade de vida pesa na hora de atrair e reter os melhores profissionais e investimentos. Cidades que não pensam nisso perdem competitividade, garantem os pesquisadores.
Naquilo em que São Paulo vai bem o mérito não é só daqui, mas do Brasil. Graças, por exemplo, ao uso de álcool no tanque dos carros e ao consumo de eletricidade limpa, gerada em usinas hidrelétricas, a capital paulista está entre as dez melhores em sustentabilidade.
Para o Instituto Ethos, São Paulo está longe de ser uma cidade sustentável, embora venha adotando algumas boas medidas. "Fazer inspeção veicular e reduzir a poluição do ar na cidade de São Paulo é uma iniciativa importante. A implantação de uma frota de ônibus movidos a etanol só está sendo feita na cidade de São Paulo", destaca Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos.
Na classificação geral, a primeira colocada no estudo foi Nova York. Depois, Toronto, no Canadá, e outra cidade americana, São Francisco. São Paulo ficou em 24º lugar, só à frente de Joanesburgo e Mumbai.
"É muito importante realmente, aproveitando os investimentos que estão sendo feitos para a Copa, para melhorar o desempenho da cidade como um tudo", diz Hazem Galal, coordenador da pesquisa.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 22 de novembro de 2011

Categoria: Cidade

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)