A Justiça de Campinas, no interior de São Paulo, decretou a prisão preventiva dos dois empresários suspeitos de envolvimento em um pega. Um professor de jiu-jítsu de 23 anos foi atropelado e morreu. A prisão preventiva dos acusados foi decretada pelo prazo de 60 dias. As disputas de pegas são proibidas por lei, mas fazem vítimas em todo o país. Para falar sobre o assunto, o Jornal Globo News recebeu o doutor Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), e no estúdio da RBS TV, afiliada da TV Globo em Porto Alegre, Diza Gonzaga, que criou há 15 anos a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, para conscientizar a população dos perigos do trânsito.
Segundo Dirceu Rodrigues Alves, é difícil para a polícia identificar as pessoas que participam de pegas. Dirceu destacou que há pessoas que usam o veículo não para a mobilidade, como deveria ser, mas para conquistas. Ele afirmou ainda que álcool e drogas estão sempre associados aos indivíduos que participam de pegas. "Punição e fiscalização imediatas são prioridades e isso deve ser feito severamente", afirmou. Dirceu ressaltou que é fundamental uma ação policial mais eficaz. Para ele, a internet pode ser uma aliada, pois é possível identificar as pessoas e os locais onde ocorrem os rachas.
De acordo com Diza Gonzaga, o poder público tem que fiscalizar e punir exemplarmente, mas cabe à sociedade também fazer a sua parte. "É um esforço conjunto do poder público e da sociedade", afirmou. Para ela, o que pode resolver o problema é a consciência, a educação. "Educação é um processo permanente que deve começar na educação infantil e ir até a universidade", reforçou. Diza ressaltou que está na hora de se trabalhar a questão do trânsito com seriedade. "Temos que acabar com essa história que acidente é fatalidade, a maioria dos acidentes de trânsito são crimes", completou.
Fonte: Globo News, 24 de novembro de 2011

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)

Os ônibus interestaduais (27/11/2011)