A BR-101, em Pernambuco, foi apontada por uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Fundação Dom Cabral como a rodovia campeã em acidentes com morte no Brasil. O estudo, desenvolvido em 2009, concluiu que o trecho entre os quilômetros 51 e 100 é o mais perigoso de todo o país, com uma média de 5,7 acidentes com mortes a cada mil veículos que circulam por dia, aponta o G1.
No Estado, a BR-101 atravessa cinco municípios da Região Metropolitana do Recife, inclusive a capital. A estrada passa por zonas industriais e comerciais de movimento constante de pedestres e veículos. De acordo com os dados deste ano, atualizados até o dia 21 de novembro, o trecho entre os quilômetros 51 e 100 da BR-101 representa apenas 2% da malha rodoviária federal de Pernambuco. Apesar de pequeno, ele é responsável por 30% dos acidentes.
Recentemente, algumas áreas receberam uma camada de asfalto, mas a estrada ainda está longe de oferecer segurança e tranquilidade aos motoristas. Em muitos trechos, os acostamentos são estreitos e estão cobertos de entulhos e buracos.
Além da má conservação da estrada, para a Polícia Rodoviária Federal, há outros motivos que levam a um índice tão alto de acidentes. "O abuso de velocidade faz com que os carros, quando colidem, provoquem danos mais severos aos ocupantes. A distração e a bebida alcoólica também, mas podemos resumir que o excesso de velocidade e a imprudência são os fatores que mais geram acidentes graves", afirma o assessor da Polícia Rodoviária Federal, Éder Rommel.
No dia 22 de novembro, o governo do Estado apresentou o projeto de criação do Arco Metropolitano, que vai sair de Itamaracá e passar pelos municípios de Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima, Paudalho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, indo até o Porto de Suape.
Fonte: portal G1, 24 de novembro de 2011

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)

Os ônibus interestaduais (27/11/2011)