O descaso está em todo o Brasil: pontes e viadutos com problemas gravíssimos de infraestrutura. Tem ponte caindo em São Paulo. Felizmente no desabamento do dia 23 ninguém se machucou, mas isso chamou a atenção para a falta de manutenção de outras pontes e viadutos. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil percorreu algumas pontes em São Paulo e pelo país e o que foi encontrado é assustador. Era pra ser uma tragédia, mas ela errou o lugar e o horário. O passeio da Ponte dos Remédios poderia ter caído em cima dos carros na Marginal Tietê, mas caiu no rio. Poderia ter sido em um horário de movimento, com pedestres atravessando a ponte, mas foi de madrugada. Ao todo, 30 metros de concreto despencaram. Do que sobrou, ainda tinha mais com risco de cair. Foi preciso usar as máquinas para arrancar os pedaços.
Em 1997, a mesma ponte já tinha sido interditada para obras, porque a estrutura tinha se deformado. Em 2007, a prefeitura assinou com o Ministério Público um compromisso de recuperar a estrutura da ponte até fevereiro deste ano. Não cumpriu. Ainda na madrugada do dia 23, o engenheiro-chefe do departamento de obras da prefeitura, Rogério Achcar, disse que a estrutura tinha sofrido com a infiltração de água.
São Paulo cresceu ao longo dos rios Tietê e Pinheiros. Sobre eles há pontes, que são ligações essenciais entre um lado e outro. Em várias delas, infiltração de água não é difícil de encontrar. Na Ponte Cidade Universitária e na do Jaguaré, tem até samambaia crescendo por baixo do concreto.
"Essa vegetação indica que está tendo infiltração de água. O concreto é um material poroso, e essa infiltração começa a acarretar corrosão interna da armadura e vai reduzir também a capacidade de resistência dessa armadura e da ponte também", alerta Júlio Timerman, vice-presidente da Associação Internacional de Pontes.
Na Ponte do Jaguaré, a água parece que mina da parede. Os caminhões que passam onde não caberiam também deixam o aço exposto à corrosão. A falta de manutenção é ainda mais gritante em cima. Pedestre não tem o direito de se distrair. Um pedaço da grade de proteção sumiu. O que sobrou da grade não serve. O espaço que oferece perigo é bem maior.
O descaso com as pontes é um problema nacional. Em São Luís, muretas de proteção de uma ponte caíram. No ano passado, um carro despencou e quatro pessoas morreram. Em outra ponte da capital maranhense, o pedestre tem de se apoiar na mureta para passar.
Em Minas Gerais, uma ponte de 80 anos foi interditada há mais de um ano. Mas, em vez de recuperar a estrutura, a prefeitura de Conceição das Alagoas (MG) instalou uma porteira para controlar a passagem de veículos pesados. A obra mesmo só deve começar no mês que vem.
Em Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz mal aguenta o próprio peso. Está fechada há quase três décadas. A obra de recuperação ainda deve durar até 2014. Em Brasília, a Ponte do Bragueto tem rachaduras no asfalto e desnível. A estrutura de aço está enferrujada. Alguns cabos já se romperam.
A prefeitura de São Paulo informou que o termo de ajustamento de conduta sobre obras em pontes e viadutos está sendo renegociado com o Ministério Público.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 24 de novembro de 2011

Categoria: Cidade

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)