Parking News

Dos faróis, um dos que reclamam é Oswaldo Pestana, que trabalha em um ponto na zona norte. Ele acredita que boa parte do trânsito ruim quando precisa ir ao Tremembé não é só culpa do grande número de carros, mas dos semáforos. "Estão completamente desregulados, principalmente na Avenida Engenheiro Caetano Álvares. O farol fica aberto muito tempo para ruas pequenas, que cruzam", afirma. Mas as complicações não ocorrem só nas vias principais. Parte dos taxistas já considera saturadas as rotas alternativas, como as paralelas da Radial Leste. "Estão congestionadas. É um inferno", critica Roberto de Farias, que trabalha em um ponto na Rua Padre Adelino, no Belém, zona leste. Segundo ele, há alguns anos a própria rua, assim como a Avenida Celso Garcia, era uma boa opção para fugir da Radial Leste à tarde. "Agora para tudo." A reportagem é do Jornal da Tarde.
Trabalhando há 12 anos na Rua Pedroso de Morais, em Pinheiros, zona oeste, Gerônimo Tobias Plácido, diz que a Avenida Rebouças é uma das mais travadas da região. Além da reforma do corredor de ônibus, ele cita o caos quando chove e os faróis apagam. Outro trecho ruim, diz ele, é a Rua Teodoro Sampaio. "Tem ônibus de um lado e Zona Azul do outro: sobram só duas faixas." Na região central, o acúmulo de carros provocado pela facilidade de acesso às vias que levam para todas as regiões da capital é o que mais preocupa os taxistas. "Os acessos ao corredor Norte-Sul estão entre os piores", diz José Pereira Bento. Como solução, ele acha que a Prefeitura deveria implantar o pedágio urbano. Flamínio Fichmann, consultor de tráfego, concorda. "O governo precisa ter coragem para discutir a questão. Ao mesmo tempo, deveria pensar na redução ou até na isenção do IPVA." Ele sugere, ainda, a criação de túneis para diminuir cruzamentos e a necessidade de faróis.
Zona Oeste: Obras e ônibus são vilões
Na zona oeste, as vias apontadas pelos taxistas como as mais "travadas" foram a Avenida Rebouças, a Rua Teodoro Sampaio e a Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Zona Leste: Ruim a maior parte do dia
De manhã no sentido centro e no fim da tarde e noite, no sentido bairro, dirigir pela Radial Leste requer paciência. O pior trecho, nos dois períodos, é entre a Estação Tatuapé do Metrô e a Ligação Leste-Oeste. O problema, dizem os taxistas, é que as rotas alternativas estão acabando. Avenida Celso Garcia, Rua da Mooca, Rua Padre Adelino ou cortar pelos bairros já não são boas opções.
Zona Norte: Difícil de chegar ao centro
As pistas sentido centro das avenidas Braz Leme, Santos Dumont e Cruzeiro do Sul ficam totalmente congestionadas entre 7h e 9h da manhã, segundo taxistas que trabalham na zona norte. Outro ponto complicado na região, de acordo com os motoristas, é a Praça Campo de Bagatelle.
Zona Sul: Avenida Ibirapuera trava
Um dos maiores "gargalos" na zona sul da cidade, segundo avaliação dos taxistas, se encontra na Avenida Ibirapuera, na saída do Complexo Viário João Jorge Saad - o Cebolinha.
Centro: Trânsito para todos os lados
"O centro inteiro é um gargalo de trânsito." A frase foi dita em tom de brincadeira pelo taxista Claudemir Lima dos Santos, mas até que tem um fundo de verdade. "Nos horários de pico, principalmente após as 17h, fica difícil sair do centro. Tem gente indo para todas as regiões da cidade, e as avenidas principais ficam cheias", afirma Santos. Segundo ele, os piores gargalos são os acessos ao Elevado Costa e Silva e à Radial Leste.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 20 de março de 2012

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)

Parado há três meses na Alameda dos Guatás, no bairro da Saúde, Zona Sul, o Subaru Impreza 1995 está sem as rodas e os vidros. O que algum dia rodou por aí como um respeitável sedã importado hoje é um (...)

Os donos das ruas (19/03/2012)

A Prefeitura de São Paulo vai instituir a cobrança antecipada do Imposto Sobre Serviço (ISS) das empresas de valet da capital. Pela norma, que deverá entrar em vigor até o fim deste semestre, elas ter (...)


Seja um associado Sindepark