Estudo revela que a tarifa do metrô no Brasil supera os valores cobrados em outros países da América Latina, como na Argentina e no Chile. Se em São Paulo a tarifa normal é de R$ 3, em Buenos Aires os passageiros pagam R$ 1,05 e, em Santiago pagam R$ 2,40, no máximo. O levantamento é do professor Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios. O economista verificou também que os preços em Buenos Aires e Santiago são inferiores ao que é cobrado no Rio de Janeiro, de R$ 3,10. A reportagem é do InfoMoney.
No mundo
Já em comparação a Nova York, os preços no Brasil são mais baixos. Na cidade norte-americana, o bilhete de viagem única custa R$ 4,53. No entanto, os nova-iorquinos têm a opção de adquirir um bilhete válido por 30 dias pelo valor de R$ 188,24. Dessa forma, quem faz duas viagens por dia, durante os 30 dias, acaba pagando R$ 3,13 a passagem.
Em São Paulo, as mesmas duas viagens por dia, durante 30 dias, custam R$ 180 e, no Rio de Janeiro, custam R$ 186. Comparando com a Europa, a situação no Brasil não é tão ruim. Em Madri, por exemplo, 10 viagens para qualquer lugar da cidade custam R$ 35,55, ou seja, R$ 3,55 cada viagem. Porém, se quiser comprar apenas um único bilhete, é preciso desembolsar R$ 4,74.
Já em Paris, o bilhete unitário custa R$ 4,03 e uma caderneta com 10 bilhetes sai por R$ 30,10. Em Londres, uma viagem custa R$ 12,24, mas com cartão pré-pago cai para R$ 5,70. Por fim, em Tóquio, o preço do bilhete varia em função da distância percorrida. A viagem mais curta, de 1 a 6 km, sai por R$ 3,50.
Fonte: site InfoMoney, 16 de março de 2012

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)